“…eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor…” (Jo 14, 16)

Com esta grande solenidade de hoje – Pentecostes – concluímos as festas pascais e nos abrimos para acolher o Defensor, o Espírito da Verdade, o Espírito Consolador, o Espírito Santo. Que, não obstante as resistências humanas, continua a guiar a Igreja e os seus fiéis pelos agitados e tortuosos caminhos do mundo.

O Senhor tem cumprido a sua promessa, o Espírito Santo, habita no coração dos fiéis, habita na Igreja e a ela revela toda a verdade. Ele a santifica e dá a ela a força de santificar. E a cada fiel dá a força necessária para a sua santificação. O Espírito é Santo e santifica a Igreja inteira com a efusão dos seus dons. Santifica aqueles que não lhe põe resistências.

Antes da sua ascensão ao céu o Senhor fez uma promessa aos seus discípulos: “…eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco” (Jo 14, 16). Ou seja, não estamos sós no combate contra o espírito da carne, o espírito do mundo e o espírito do mal. O Espírito Santo habita em nós e combate à nosso favor. Se lhe permanecemos fiéis, se não o contristamos com o nosso pecado, sairemos vencedores sobre o mundo com suas ciladas.

Para nos encher do Espírito Santo se faz necessário fazer morrer em nós as más inclinações carnais, bem como fugir das tentações do espírito mundano, que constantemente tenta os homens, afim de apartá-los dos caminhos de Deus.

Por mais difícil que seja nossa situação pessoal, a situação do mundo e da Igreja, não devemos temer. O Espírito Santo – o Defensor – tem poder de santificar e restaurar todas as coisas. Não somos os únicos atores da história, como pensam os incrédulos, achando que o mundo e o seu destino está em nossas mãos. Deus não nos abandou à nossa própria sorte. O Espírito Santo, o Defensor, atua em nós, atua na Igreja, atua no mundo.

Ele é o Defensor porque nos capacita para ser testemunhas de Nosso Senhor Jesus Cristo diante do mundo. Não nos fizemos testemunhas e discípulos de Jesus Cristo fiados em nossa inteligência e capacidade, mais fiados no Espírito Santo, que dá testemunho de Cristo em nós para que possamos testemunhá-Lo ao mundo, sem medo, sem covardia, sem mutila-Lo.

O Espírito Santo é o Defensor porque nos fortalece no combate contra o pecado e as tentações do mal, que a cada dia se revestem das artimanhas mais sofisticadas, para nos arrastar para a ruína. Podemos vencer o pecado e o mal, porque não estamos sós diante destes inimigos. Com o Espírito Santo podemos sair vencedores sobre o mundo com suas seduções enganadoras.

O Espírito Santo é o Defensor porque nos dá condições de dirigir-se a Deus como Pai, nos reconhecendo como filhos de Deus. O que nos previne de cair na tentação de querer nos fazer deuses de nós mesmos, como ensina a cultura contemporânea. Que tem convencido a muitos a aceitar apenas a si como sendo seu próprio senhor, como supremo critério da verdade.

O Espírito Santo nos liberta deste gravíssimo engano, porque Ele nos recorda que, como filhos de Deus pelo batismo, nosso único Senhor e Salvador é Jesus Cristo. Por isso o Defensor nos dá um contínuo e renovado testemunho deu quem é Cristo e de quem somos nós, ensinando-nos a amá-Lo, a conhece-Lo, a servi-Lo e anuncia-Lo com veracidade e coragem. Vinde Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis!

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos
Formador do seminário maior N. S. de Fátima
Brasília – DF


Leituras: : At 2, 1-11∕Sl 103∕ICor 12, 3b-7.12-13
Evangelho: Jo 14, 15-16.23b-26