22.6 C
Formosa
segunda-feira, 31 março, 2025 - 21:03 PM

Solenidade da Epifania do Senhor

-

“Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-Lo” (Mt 2, 1)

A solene liturgia da Epifania do Senhor nos coloca diante da mais elevada virtude da religião – a adoração devida a Deus que se revela em seu Filho Jesus Cristo. Diante do mistério de Deus revelado em Cristo, o homem se curva silenciosamente em adoração, deixando-se envolver pela presença divina.

A adoração é devida única e exclusivamente a Deus. De modo que os magos do oriente, ao procurarem Jesus recém-nascido para adorá-Lo, professam a fé na sua divindade. A palavra de Deus dá testemunho disto dizendo: “Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-Lo” (Mt 2, 1). Que Belo exemplo de virtude a destes magos anônimos.

É também sob o pretexto de ir adorá-Lo que Herodes, o ímpio, quis convencer aos magos a dizer onde estava o Menino Deus. Contudo, avisados em sonho, seguiram por outro caminho.

A Igreja está no mundo como a estrela da noite de Natal, em meio a escuridão do mundo, a fim de conduzir os homens a Cristo Nosso Senhor para poderem adorá-Lo. Hoje são numerosos os fiéis que procuram Cristo por razões muito estranhas e alheias à fé: por milagres, outros à procura de sorte, de prosperidade, de riqueza, outros para resolver seus problemas. No meio desta confusão numerosos fiéis já não adoram mais o Senhor porque estão fechados no horizonte das suas preocupações imediatas. Apenas procuram a Cristo, a Igreja, a oração, porque querem se sentir bem e resolver seus problemas, mas se esquecem de adorar o Senhor.

Os magos nos ensinam uma via diferente, antes de pedirem ao Menino Deus qualquer coisa, foram Lhe presentear e honrá-Lo com sua adoração. Com este simples gesto eles nos ensinam que a grandeza de ser cristão não consiste em pedir a Cristo que Ele resolva nossos problemas e necessidades, mas em dar a Ele a nossa adoração, reconhecer a sua divindade, dar a ele o que temos de melhor e de mais valioso.

Seria belo e revolucionário se os fiéis se recolhessem em silêncio aos montes em nossas igrejas e capelas para adorar o Senhor no sacrário, sejam nos momentos que precedem a santa missa, seja em qualquer dia ou em qualquer horário. Em nossas igrejas está presente o mesmo Jesus que os magos adoraram em Belém, em corpo, alma e divindade nas espécies eucarísticas.

Isto abalaria o mundo indiferente e descrente, pois o homem curvado de joelhos diante do Senhor testemunha que Ele habita nossas igrejas, habita o mundo, habita o coração dos fiéis. Testemunhariam o primado e o senhorio de Cristo sobre todas as coisas. Precisamos redescobrir o valor e a importância da adoração.

Mas o que, é adorar? “Adorar a Deus é, no respeito e na submissão absoluta, reconhecer ‘o nada da criatura’ a qual não existe e não ser por Deus. Adorar a Deus é, como Maria no Magnificat, louvá-lo, exaltá-lo e humilhar-se a si mesmo, confessando com gratidão que Ele fez grandes coisas e que seu nome é santo. A adoração do Deus único liberta o homem do fechamento em si mesmo, da escuridão do pecado e da idolatria do mundo” (CCE, 2097).

Dado o significado da adoração, compreendemos que, à medida que o homem se afasta da adoração devida a Deus, ele se encerra na soberba, na prepotência, no endeusamento de si mesmo, na exaltação de si e no desprezo dos outros, na escravidão do pecado e dos vícios. Não é por acaso que se multiplicam os casos de pessoas que se acham no direito de humilhar os outros fiados em seu status social, origem étnica e outros. O mundo que se afasta da adoração de Deus se transforma no mundo dos prepotentes. O mundo curvado sob a adoração de Deus é o mundo dos humildes, como a Virgem Maria, que reconhecem que somente Cristo é Senhor, e somente a Ele devemos servir.

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos


Leituras: Js 60, 1- 6/ Sl 71 (72)/ Ef 3, 2 – 3a
Evangelho: Mt 2, 1 -12

Compartilhe

Últimas publicações

ALTERAÇÃO NA DISTRIBUIÇÃO DO CLERO

Em razão de necessidades extraordinárias, teremos a seguinte alteração na distribuição canônica do clero: 01.Pe. Hailson Ferreira de Castro, deixa a Paróquia Santa Catarina de...

Mensagem de Dom Adair para a Quaresma 2025

DOM ADAIR JOSÉ GUIMARÃES Bispo de Formosa – Goiás MENSAGEM PARA O CLERO E O POVO DE DEUS DA DIOCESE DE FORMOSA POR OCASIÃO DA QUARESMA...

Campanha da Fraternidade 2025

A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos...

PRIMEIRA REUNIÃO DA FORANIA NOSSA SENHORA DA GUIA

Na última quarta-feira, 05 de fevereiro, das 09h às 12h, na Paróquia São Francisco Xavier, em Buritinópolis/GO, foi realizada a Primeira Reunião do ano,...

Últimos comentários

X