21.5 C
Formosa
terça-feira, 23 abril, 2024 - 03:06 AM

A Devoção e a Festa de São José Operário (Primeiro de Maio)

-

“São José, homem do povo, entendeu a mensagem do Senhor. Operário, feliz esposo, de Maria, a mãe do Salvador!” Chamado por Deus para amparar, cuidar e proteger Maria Mãe Santíssima e Nosso Senhor Jesus Cristo, São José representa mais do que o pai da Sagrada Família de Nazaré. É a figura do Pai de família, que se dedicou plenamente, em obediência a Deus, sendo justo, casto e exemplo de dignidade e de santidade para os pais de família e trabalhadores do mundo inteiro.

9408-sao-jose-operarioPerpetuada por muitos séculos na tradição cristã, a devoção a São José foi inserida oficialmente no calendário litúrgico Romano em 1479. Sua festa é celebrada no dia 19 de Março. São Francisco de Assis e, mais tarde, Santa Teresa d’Avila, foram grandes santos que ajudaram a divulgar a devoção a São José. No ano de 1870, São José foi declarado oficialmente como o Patrono Universal da Igreja. O autor desta declaração foi o Papa Pio IX. No ano de 1889, o Papa Leão XIII, exaltou as virtudes de São José, na Carta Encíclica “Quamquam Pluries”, e recorreu ao Patrocínio de São José
, junto a Virgem Maria, para interceder pelos homens em todas as dificuldades dos tempos atuais. São José foi declarado como Patrono da Justiça Social pelo Papa Bento XV. E para ressaltar as grandes virtudes e o exemplo de São José como “trabalhador”, o Papa Pio XII instituiu, no ano de 1953, a Festa Litúrgica de São José Operário, a ser celebrada pela Igreja do mundo inteiro, todo primeiro dia do mês de Maio. Na arte cristã, ele é representado tendo um lírio na mão, que configura a vitória dos santos sobre as tribulações, amparados por Jesus. Em algumas imagens está com Jesus nos braços. A tradição cristã mostra em ícones e imagens São José ensinando a Jesus o ofício de carpinteiro. Por isso São José também é venerado como Padroeiro dos carpinteiros.

São José Operário, é venerado como “Padroeiro dos Trabalhadores”, e pela fidelidade a Maria, sua esposa, e dedicação paternal a Jesus, como “Padroeiro das Famílias”, emprestando seu nome a muitas cidades, Paróquias, Igrejas e Capelas do mundo inteiro. Na nossa diocese, existem duas cidades contempladas com Igrejas dedicadas a São José Operário: Planaltina – GO e em Formosa – GO.

Está ocorrendo a tradicional Festa de São José Operário, de 22 de Abril a 01 de Maio, na Paróquia São José Operário, em Formosa – GO. O Pároco, Pe. Mário, juntamente com o Vigário, Pe. Inácio(O.Cist.) e os festeiros convidam todos a celebrar o dia do Padroeiro dos Trabalhadores, dia 01 de Maio. Às 18h ocorrerá a Procissão com a imagem de São José Operário e em seguida, às 19h, será celebrada a Santa Missa Solene, pelo nosso Bispo, Dom José Ronaldo Ribeiro, juntamente com os Padres e toda a comunidade.

Festa de São José 3 Festa de São José 4 Festa de São José 5

Por Guilherme F. Magalhães

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GO
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X