23.6 C
Formosa
terça-feira, 16 abril, 2024 - 12:55 PM

Diocese de Formosa participa do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação em Aparecida.

-

O 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, teve como tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”, realizado em Aparecida-SP, junto à Mãe Aparecida. Durante todo o dia chegaram os participantes do encontro advindo de todos os recantos do Brasil, representando os seus regionais, cerca de mais de 900 participantes.

Contamos com a participação do Regional Centro-Oeste, que tem como Bispo Referencial Dom Messias do Reis, Bispo da Diocese de Uruaçu. Nossa caravana saiu de Goiânia-GO, organizada pelo coordenador da Pascom do Regional Centro-Oeste, o Irmão Diego Joaquim, Missionário Redentorista, com participantes da nossa Diocese de Formosa, de Jataí, Uaruaçu, Arquidiocese de Brasília e Goiânia.

Nossa Diocese de Formosa-GO esteve presente neste encontro. Representando o site da Diocese e o site da Pastoral Vocacional estão os seminaristas Frederico Ornelas e Raifran Sousa; a Pascom da Paróquia São Sebastião de Formosa-GO, por seu coordenador Guilherme Abel e a Pascom da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Planaltina-GO pelo seminarista Carlos Neves, que acompanha esta pastoral.

Logo depois que chegamos à Aparecida nosso regional se reuniu na Capela Santa Cruz do Hotel Rainha do Brasil, onde Dom Messias presidiu a Santa Missa para os agentes da Pascom do Regional Centro-Oeste, momento de oração e espiritualidade, bem como de entrosamento entre os membros do Regional.

Este encontro teve a participação de agentes da Pascom de todas as regiões do Brasil, religiosos e religiosas, seminaristas, padres e bispos. Todos que amam a comunicação e evangelizam através dos recursos midiáticos.

No dia 25, se deu a Cerimônia de Abertura do evento às 19h,Dom Darci José, bispo auxiliar de Aparecida, que neste dia representava o Cardeal Dom Raimundo Damasceno, fez a acolhida a todos os participantes, junto à ele se juntou na mesa diretiva o bispo referencial da juventude, Dom Eduardo os representantes da RIIAL – Rede de Informática da Igreja na América Latina, Daniel Cabanã e Letícia Soberon; Cristiane Monteiro, missionária da Canção Nova e representante do Conselho de Comunicação da América Latina e a coordenadora Nacional da PASCOM, Irmã Élide Fogolari.E em seguida a Conferência de Abertura com Padre Antonio Spadaro, SJ. Doutor em Teologia, diretor da revista Civiltà Catolica e escritor na área da WEB, que tratou sobre o tema do encontro.

No dia seguinte Celebração Eucarística, depois momentos de formação, inclusive com uma videoconferência com Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as comunicações Sociais, que nos falou desde Roma. Também formações com Elson Faxina, professor doutor em Comunicação, Daniel Cabaña, diretor do Centro Guadalupe, RIIAL – Rede de Informática da Igreja na América Latina e com Letícia Soberon, doutora em Comunicação pela Universidade Gregoriana de Roma, membro do comitê da RIIAL. Pela tarde aconteciam os seminários por temas, em auditórios diversos. Pela noite participamos de um programa de TV no canal Aparecida, com um show com o Grupo Ir ao Povo e Grupo Chamas em comemoração ao lançamento do Diretório de Comunicação, homenagem aos fundadores das TVs Católicas e ao Pe. Zezinho.

No dia 26 iniciamos nosso encontro com Adoração Eucarística, pois o Centro de toda comunicação é Nosso Senhor Jesus Cristo. Antes das conferências o Cardeal Dom Raimundo Damasceno. Arcebispo de Aparecida nos apresentou a carta do Secretário do Vaticano em nome do Papa Francisco, uma mensagem aos comunicadores reunidos em Aparecida.Tivemos mais formação com Padre Spadaro, abordou sobre a “Ciberteologia: vivência da fé em tempos de rede”, e novos conferencistas, a saber, Moisés Sbartelotto, jornalista, professor doutorando em Comunicação e escritor, que apresentou o Diretório de Comunicação e Padre Carlos Sávio, padre assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB que junto com os Jovens Conectados tratou sobre ‘Jovens Católicos: comunicação que transforma vidas”. Pela tarde mais seminários com os variados temas da comunicação. Pela tarde Celebração Eucarística no Santuário de Aparecida, presidida por Dom Darci José, Bispo Auxiliar de Aparecida, momento de grande oração e comunicação com a Palavra de Deus e a Santíssima Eucaristia.

No domingo e último dia do encontro após a Celebração Eucarística, presidida por Dom Dimas Lara Barbos, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Em seguida encontro de grupos por regionais para tratar algumas questões a cerca da Pascom e da RIIBRA – Rede de Informática da Igreja no Brasil. Assim que concluiu o trabalho de grupos se deu a plenária com o relato dos grupos. Padre Antonio Spadaro fez a conclusão do encontro e finalmente a Solenidade de Encerramento presidida por Dom Darci com a consagração da Pascom e RIIBRA a Nossa Senhora Aparecida e envio dos discípulos missionários da comunicação.

Encerro com as palavras do Papa Francisco no número 87 da Evangelii Gaudium – Alegria do Evangelho: “Neste tempo em que as redes e demais instrumentos da comunicação humana alcançaram progressos inauditos, sentimos o desafio de descobrir e transmitir a «mística» de viver juntos, misturar-nos, encontrar-nos, dar o braço, apoiar-nos, participar nesta maré um pouco caótica que pode transformar-se numa verdadeira experiência de fraternidade, numa caravana solidária, numa peregrinação sagrada. Assim, as maiores possibilidades de comunicação traduzir-se-ão em novas oportunidades de encontro e solidariedade entre todos. Como seria bom, salutar, libertador, esperançoso, se pudéssemos trilhar este caminho! Sair de si mesmo para se unir aos outros faz bem. Fechar-se em si mesmo é provar o veneno amargo da imanência, e a humanidade perderá com cada opção egoísta que fizermos”.

Comuniquemos com amor, entusiasmo, coragem e acima de tudo TESTEMUNHO, pois quem teve um encontro pessoal com Cristo deve anuncia-lo aos confins da terra e da internet!

Por: Seminarista Carlos Neves, agente Pascom da Paróquia Imaculado Coração de Maria.

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GO
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X