Dom José Aparecido preside Missa do Crisma na Catedral

0
883

Na terça-feira (27), com a Catedral repleta de fiéis e membros de todas as paróquias de nossa Diocese de Formosa, aconteceu a tradicional Missa do Crisma, na qual são abençoados o óleo dos Enfermos, usado para ungir os doentes; o óleo dos Catecúmenos, usado nas celebrações batismais. Além disso, foi consagrado o Óleo do Crisma, utilizado na celebração do Sacramento da Confirmação, do Batismo e também nas ordenações sacerdotais e episcopais. Constituiu igualmente parte do rito desta celebração a renovação das promessas sacerdotais dos padres presentes.

A Missa foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília e vigário geral da Diocese de Formosa, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida. Em sua homilia, voltada em grande parte para os padres presentes, ele destacou que “no dia de nossa ordenação sacerdotal fomos ungidos com o óleo da alegria. Uma alegria dos filhos de Deus, alegria com a raiz em forma de cruz, como é o fruto do Espírito Santo que o Senhor soprou sobre Pedro”.

Dom José Aparecido frisou que a alegria sacerdotal tem três características: é uma alegria que unge o presbítero, sem o tornar untuoso, suntuoso e presunçoso; é uma alegria incorruptível, que nada nem ninguém podem corromper; é uma alegria missionária, que irradia a todos e que, por sua vez, atrai a todos, a começar pelos mais distantes. Essa alegria é guardada “por três irmãs que a rodeiam, protegem e defendem: irmã pobreza, irmã fidelidade e irmã obediência”. Finalmente, nosso vigário geral suplicou que muitos jovens descubram “aquele ardor que faz acender a alegria no coração de quem tem a feliz audácia de responder com prontidão à sua chamada (do Senhor)”, recordando os sacerdotes recém-ordenados, os já adultos e os idosos.

Ao fim da celebração, os representantes das paróquias da Diocese de Formosa receberam das mãos do bispo os óleos para a celebração dos sacramentos em suas comunidades.

Informações e redação: Ozias Xavier
Seminarista do 3º ano de Teologia