28.2 C
Formosa
terça-feira, 23 abril, 2024 - 12:03 PM

Encontro Diocesano de Formação para Coordenadores de Catequese das Paróquias da Diocese de Formosa GO

-

No último sábado, dia 07 de novembro, foi realizado no salão paroquial Santa Rita de Cássia, da Paróquia Cristo Rei, em Formosa – GO, o Encontro de Formação Catequética para os Coordenadores da Pastoral da Catequese das Paróquias da Diocese de Formosa – GO. A Coordenação Diocesana de Catequese, juntamente com o Exmo. Revmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom José Ronaldo Ribeiro, apresentou aos Coordenadores Paroquiais, o método catequético da Iniciação Cristã de Inspiração Catecumenal. O mesmo método catequético foi apresentado ao Clero Diocesano, no mês de Julho deste ano, pela Ir. Teresinha Mocellim, da Diocese de Joinville SC. Seguindo o que foi decidido nesta Reunião do Clero, a Diocese de Formosa – GO, adotou este método de inspiração Catecumenal, com base no proposto pelo R.I.C.A. e pelo diretório da CNBB, como modelo processual, dinâmico, progressivo, marcado por etapas e que envolve toda a comunidade paroquial. O catecumenato, processo catequético de iniciação cristã dos primeiros séculos, foi uma vivência do Cristianismo, com base na Eucaristia, Palavra e Comunidade, que respondeu às urgências da época, tornando-se “verdadeira escola da fé”. Hoje, ele é proposto pela Igreja como modelo vivo, visto apresentar elementos muito importantes, que adaptados à nossa realidade, contribuem eficazmente na elaboração de itinerários próprios para cada contexto, onde pode-se repensar o processo evangelizador e catequético atual.

IMG-20151107-WA0017 11695001_1450768541893979_7904316269167447075_n itinerario catequetico

Observa-se que a idéia de “modelo”, apresentado pelos Diretórios Geral e Nacional de Catequese, bem como por outros documentos, não significa que se deva impor a mesma metodologia dos primeiros séculos, mas que o catecumenato antigo sirva antes de inspiração, levando à uma mística que introduza a pessoa no mistério de Cristo, para que alcance a maturidade da fé e possa dizer, como concluiu o apóstolo Paulo : “Já não sou eu mais que vivo; é Cristo que vive em mim!” (Gl, 2, 20)

A Equipe Diocesana de Catequese, tendo à frente o Pe. João Bernardino de Assunção, Ir. Augusta Ramos, os leigos Lourdes Cosmo, Lilian Ferreira, Celso Teles e Guilherme Magalhães, organizou e preparou a formação catequética de inspiração Catecumenal para todos os coordenadores paroquiais da Catequese. Além da Equipe Diocesana, a formação contou com a assessoria da Ir. Bertila Picelli e com a benção e a presença do Exmo. Revmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom José Ronaldo, que iniciou o dia de formação proferindo a palestra sobre os Períodos da Catequese na História da Igreja. Também contamos com a ajuda do Revmo. Pe. Romilson Gonçalves do Carmo, que gentilmente cedeu o salão da Paróquia Cristo Rei e nos auxiliou na preparação do mesmo para o Encontro. Foi um dia de muito calor climático, mas também contou com o caloroso interesse por parte dos 83 participantes do Encontro, vindos das Paróquias da Diocese. A Equipe Diocesana de Catequese se colocou à disposição para acompanhar as Paróquias na implantação deste método já para o próximo ano. Animados pelos ensinamentos de Jesus, na fé, esperança e caridade, rezamos para que a Diocese de Formosa celebre a Comunhão em todos os aspectos Pastorais, professando a fé em Cristo Jesus e vivenciando o UT UNUM SINT.

IMG-20151107-WA0014

Por Guilherme Magalhães

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GO
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X