26.5 C
Formosa
quinta-feira, 28 março, 2024 - 11:07 AM

Núncio Apostólico celebra missa dos santos óleos em Formosa

-

Aconteceu na noite desta terça feira 15 de abril, Catedral diocesana de Formosa, a celebração da Missa do Crisma ou comumente conhecida como Missa dos Santos óleos. Estiveram presentes os presbíteros da diocese, autoridades civis, inúmeros fiéis, seminaristas, religiosos e religiosas.

Essa celebração é realizada no calendário litúrgico na quinta-feira Santa, entretanto por exigências pastorais na Diocese de Formosa é celebrada na terça-feira da Semana Santa. Nesta celebração acontece a benção dos óleos que serão utilizados nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

Este ano a celebração da missa do Crisma foi presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil Dom Giovanni d’Aniello, que esteve em visita oficial neste dia a Diocese de Formosa. Antes da celebração o núncio foi acolhido nas portas da Catedral pelo Administrador Diocesano Padre Romilson e por Padre Dilmo Franco, pároco da Igreja Catedral. O núncio entrou abençoado os fiéis e logo após se dirigiu a capela do Santíssimo onde rezou a Oração pela nomeação de um novo bispo para Formosa. Depois se dirigiu a imagem de Nossa Senhora D’Abadia onde também rezou em silêncio. Após este ato deu-se início a celebração eucarística.

Em sua homilia ele fez menção ao lema “Ut unum sint”, que foi recolhido como norteador para o site da Diocese de Formosa, no qual afirmou que essa deve ser a meta do sacerdócio e também de todo o povo de Deus. “Não existe padre sem povo e nem povo sem padre”, afirmou o núncio. Para ele é estritamente e evidente a relação que existe entre os presbíteros e o povo de Deus. Destacou que somente entendo este buscar da unidade é que a comunidade crescerá. O núncio também entregou, como de costume, os óleos aos padres e representantes de cada paróquia.

Ao final da celebração o núncio recebeu das mãos do Prefeito de Formosa Itamar Barreto e da Vice-prefeita Argentina Martins uma placa comemorativa por ocasião de sua visita a cidade de Formosa.

Veja mais fotos da Missa do Crisma

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GO
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

NOTA DE PESAR

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá" (João 11,25).A Diocese de Formosa, por meio...

Formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística – MESCE

“Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá...

40 anos de vida do Pe. Joacir d’Abadia (03/03)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

08 anos de ordenação diaconal do Diác. Permanente Francisco Donizete (12/03)

“Por isso, instituem um grupo de homens sábios e piedosos, que devem ser responsáveis por servir, cuidar e ajudar os que mais necessitam.” (At,1-6) No...

Últimos comentários

X