24.8 C
Formosa
terça-feira, 23 abril, 2024 - 18:16 PM

O Carisma do Caminho Neocatecumenal na Igreja.

-

A cidade de Formosa-GO, no domingo da Santíssima Trindade, pôde presenciar uma movimentação em frente à praça da Sé Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição, na manhã do domingo passado. Dezenas de pessoas cantando salmos alegremente, com violões e pandeiros, e também distribuindo convites para “Catequeses de adultos”, percorreram as áreas das Paróquias da Catedral, São José Operário e Santa Luzia. No dia 22 de Maio, os Párocos dessas Paróquias receberam os itinerantes responsáveis pela evangelização do Caminho Neocatecumenal na Diocese de Formosa – GO: um casal, um Padre e um jovem missionário. Esta iniciativa se deu em conformidade com o envio das famílias em missão e das equipes de evangelização, realizado por Sua Santidade, o Papa Francisco, em 16 de Março de 2016, no Vaticano.

Mas, o que seria o Caminho Neocatecumenal e qual a sua missão na Igreja ? O professor Bruno Salles, Catequista e professor titular do Curso de Teologia da Diocese de Formosa – GO, escreveu sobre este carisma da Igreja para o Jornal Imaculada Conceição. A matéria segue abaixo e com certeza ajudará muitos internautas a entender um pouco sobre o conjunto de bens espirituais em torno do Neocatecumenato.

“Neste mês decidi escrever sobre estes dois temas porque nos últimos meses fui indagado várias vezes acerca do Caminho Neocatecumenal. Primeiro é importante entendermos o que é o Catecumenato. Trata-se da catequese destinada àqueles que não receberam o sacramento do Batismo na infância. Esta catequese pode durar um ano ou mais, dependendo do local. Em nossa paróquia ela tem duração de um ano. Nas proximidades de receber o Batismo, o catecúmeno (é assim que se nomeia o que faz catequese antes de ser batizado) se submete a alguns ritos específicos, dentre eles orações de exorcismos e profissão de fé. Tudo isso para que Deus o fortaleça na caminhada de preparação e de fé para receber o Batismo e, geralmente, os outros sacramentos da Iniciação Cristã (Eucaristia e Crisma). Estes ritos são propostos durante alguns Domingos da Quaresma. Ainda há outros ritos, como a entrega do Pai-nosso (quando se supõe que o catecúmeno está consciente do que é a oração que Jesus ensinou-nos) e o tempo da Mistagogia, que corresponde ao tempo pós Batismal, em que o novo cristão vivencia com mais intensidade a fé que lhe foi infusa no sacramento.

Agora falemos do Caminho Neocatecumenal. Nas palavras de São João Paulo II: Reconheço o Caminho Neocatecumenal como um itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de hoje.” Mas a praxis do Neocatecumenato é mais antiga que o reconhecimento do Papa João Paulo. Ele remonta ao ano de 1964, quando o pintor espanhol Francisco Argüello (mais conhecido como Kiko) inicia um trabalho de evangelização nas periferias de Madri. Aos poucos esta ação evangelizadora foi tomando os moldes de uma catequese de adultos, já batizados, mas com necessidade de percorrer um novo caminho de encontro de sua fé. Depois de algum tempo, Kiko recebeu ajuda de uma leiga e teóloga chamada Carmen Hernandez. Ainda hoje, Kiko e Carmen estão à frente do Caminho Neocatecumenal e são assistidos pelo padre Mario Pezzi. Assim, em 1974 o Bem-aventurado Papa Paulo VI sinalizou de maneira favorável, reconhecendo o trabalho do Neocatecumenato, que a essa altura já havia se espalhado por toda Espanha e outros países da Europa. São João Paulo II teve vários momentos com os membros do Neocatecumenato, desde 1979 até a sua morte. Em 2002, a Igreja reconheceu, de maneira provisória (ad experimentum), o Estatuto do Caminho Neocatecumenal e, em 2008, sob o Pontificado do Santo Padre, o Papa Bento XVI, este estatuto assumiu caráter definitivo.

Hoje, o Caminho Neocatecumenal está presente em quase todas as partes do mundo. Está a serviço dos bispos, nas dioceses em que é convidado a atuar. Também possue Seminários para formação de padres missionários. Estes seminários são conhecidos como Redemptoris Mater (Mãe do Redentor). Para os leigos são propostos ciclos de catequeses e, depois disso, aquele grupo de pessoas que foi catequizado passa a percorrer, junto, o caminho de fé. Os neocatecúmenos tentam viver a fé como os primeiros cristãos faziam. As catequeses continuam acontecendo, vão evoluindo na espiritualidade, na meditação da Palavra e na tomada de consciência da missão diante do mundo. Durante alguns anos participam de celebrações centradas na Palavra, Eucaristia e convivência em Comunidade. Muitos, depois de vários anos de preparação, saem em missão. São as chamadas famílias itinerantes. Outras acompanham padres em seus trabalhos missionários. Mas há também aqueles que se tornam responsáveis pela catequese. O Caminho Neocatecumenal tem cantos inspirados nos textos bíblicos e em cânticos antigos da Tradição Católica. Em 2014, Sua Santidade, o Papa Francisco, discursou aos membros do Caminho Neocatecumenal: “O Caminho tem um carisma próprio, uma sua dinâmica, um dom que como todos os dons do Espírito tem uma profunda dimensão eclesial; isto significa pôr-se à escuta da vida das Igrejas às quais os vossos responsáveis vos enviam, para valorizar as riquezas, sofrer pelas debilidades se for necessário, e caminhar juntos, como una única grei, sob a guia dos Pastores das Igrejas locais”. Outra vez, no mês de Março de 2016, o Santo Padre novamente agradeceu ao trabalho realizado pelas famílias itinerantes do Caminho Neocatecumenal e enviou um grande número de itinerantes para missões em diversas partes do planeta.

O Neocatecumenato é, portanto, um movimento reconhecido pela Igreja, aprovado pelos Santos Padres e não oferece nenhum risco a nenhum fiel católico. Pelo contrário, com sua espiritualidade exigente e acolhedora tem muito a oferecer para o progresso espiritual daqueles que querem mergulhar mais profundamente na sua vocação batismal. Na Diocese de Formosa – GO, o Neocatecumentato está presente desde 1985, nas cidades de Posse, Iaciara e Planaltina de Goiás. Em 2015, outras duas comunidades nasceram nas Paróquias São José Operário e Santa Luzia, em Formosa – GO. Deixo aqui o site oficial do Caminho Neocatecumenal para os que queiram saber mais sobre este movimento: http://www.camminoneocatecumenale.it/new/default.asp?lang=pt .”

apparizione 13321788_632561306902919_7803409914723056381_n

Icone: Jesus com os Apóstolos Kiko Arguello com o Papa Francisco (2016)

Bruno Salles de Oliveira (Matemático; Catequista de adultos na Paróquia da Catedral de Formosa – GO; Professor Titular de várias Cadeiras do Curso de Teologia da Diocese de Formosa; escreve mensalmente no Jornal Imaculada Conceição).

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GO
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X