Dom Adair José Guimarães

Bispo de Formosa – Goiás

Formosa-GO, 24 de dezembro de 2020

Amada Família Diocesana,
Abençoado Natal de Jesus!

Com alegria celebrarei a Vigília deste dia santo nas intenções de todos que formam nossa amada família da Diocese de Formosa, a saber: os sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, lideranças leigas, famílias, seminaristas e cada pessoa que irmana conosco na fé que professamos.

No final do Evangelho da Vigília de hoje São Lucas nos relata o ocorrido após o nascimento do Menino Deus: “E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: `Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens de boa vontade´” (Lc. 2,13-14). Com a mesma corte celeste, juntos, cantemos esse mesmo louvor na Divina Liturgia da Igreja, pois o Deus da paz veio nos visitar para sempre, aleluia!

Após as celebrações do advento, mergulhemos na liturgia da luz que nos faz reviver na fé a memória viva da chegada do Deus Menino entre nós há mais de dois mil anos. É o Natal de Jesus! A Luz Divina espargiu as trevas que lançavam a tristeza e o medo no mundo. Por isso, os cristãos podem cantar a vitória da coragem sobre o desatino dos tempos atuais. Estamos juntos a Maria e a José que adoram o Menino que acaba de nascer. A nossa redenção aconteceu.

A liturgia desta noite nos enche de santa alegria, fé, esperança e caridade. O Natal do Senhor é um grande convite a todas as famílias a viverem o amor, o perdão e a fraternidade. Nesse tempo de desconforto, apreensão e perdas em razão da pandemia, o Menino Deus nos aponta o tesouro da nossa esperança. Fomos resgatados para viver a celestial glória com Deus e confiantes podemos dizer no agora da história: tudo vai passar, pois Deus veio em nosso auxílio e nos salvou.

Agradeço a todos pelas orações, empenho missionário, dedicação e confiança. Vivamos a intensidade do Amor Divino na liturgia do santo natal para melhor vivermos seu amor entre nós através do perdão e da reconciliação, frutos da humildade do Menino Deus, o pobrezinho de Belém. Desejo a todos uma belíssima celebração natalina, uma fraterna e profunda confraternização familiar, “pois o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14)

Feliz Natal, Feliz Natal, Feliz Natal!
Deus a todos abençoe ricamente,

Dom Adair José Guimarães
Bispo de Formosa

Clique aqui e baixe a nota em PDF