Felizes são aqueles que se decidem fazer em tudo a vontade de Deus

Para adentrarmos no grande e solene mistério do natal do Senhor precisamos também nos referir à virgem Maria, na qual a promessa de Deus, do envio do Rei Pastor se cumpriu. Em Maria o Verbo de Deus se encarnou, se fez homem e veio habitar entre nós (Jo 1,14). Em Maria o Amor que permanece para sempre foi dado a conhecer ao mundo.

De modo que a Virgem Maria nos precede em tudo que se refere a fé em Jesus Cristo. Ela é a cheia de graça, que encontrou graça diante de Deus, ela foi a primeira a crer e a tocar o mistério da encarnação do Verbo. Estes elementos revelam a grande importância de Maria no mistério de Jesus Cristo. Ela foi a primeira a receber o amor que é garantido para sempre.

Assim, aquilo que conhecemos a respeito de Maria não é o resultado da invenção da Igreja ou dos crentes. Porque é o anjo do Senhor, Gabriel, que nos ajuda a conhecer a beleza, a nobreza e a envergadura desta santa e bela Mulher.

Primeiro São Gabriel nos diz à respeito de Maria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1,28). A alegria própria dos santos que são cheios de Deus. Cheia de graça porque toda cheia de Jesus Cristo. A graça de Deus em Maria é Cristo. O Senhor está com ela e nela, à partir do momento da encarnação.

Onde a graça habita em plenitude não pode haver nenhuma mancha de pecado. Portanto, o Demônio não pode nada contra Maria, já que em seu coração não houve jamais a mínima desconfiança em relação ao cumprimento das promessas Deus. Uma vez que a desconfiança em relação a Deus e suas promessas é o primeiro indício que a fé de alguém começa a declinar-se.

Num segundo momento o arcanjo Gabriel exorta a Virgem Maria: “Não tenhais medo, Maria, porque encontrastes graça diante de Deus…” (Lc 1,30). Não ter medo de que ou de quem? Primeiro não ter medo de se abandonar totalmente nas mãos de Deus, não ter medo de assumir a vontade de Deus na própria vida. Pois aqueles que se abandonam totalmente à vontade de Deus, jamais serão vencidos pelo pecado, pela desconfiança nas promessas de Deus, pelo cansaço… Ao contrário os que preferem fazer suas próprias vontades terminam abatidos pela desilusão desta vida, pelos fracassos, escravizados pelo pecado, dominados pelo medo da morte.

Mas Maria também, como todos os crentes, não devia temer a opinião dos homens do seu tempo que em nada compreenderam sua decisão de fazer a vontade de Deus; em nada compreenderam sua entrega; em nada souberam acolher o mistério de Deus que estava se desenrolando em Maria. Mesmo São José, que lhe era tão próximo, somente veio a compreender graças à intervenção de Deus.

É assim, aqueles que se entregam a Deus, à sua vontade, não precisam temer as opiniões errôneas e distorcidas dos infiéis. Aqueles que não tem fé nunca compreenderão que alguém se decida por Deus. Porque o mundo nunca irá compreender ou aceitar a vida santa dos que escolhem a melhor parte: ser de Deus, fazer sua vontade, crer no amor, na oração, no serviço. As incompreensões, as críticas, vem inclusive daqueles que estão mais próximos: os familiares, os amigos.

Não temos que temer a incompreensão, as críticas e as perseguições dos que não querem que sejamos de Deus. É melhor encontrar graça diante de Deus do que ser honrado pelos homens. Maria encontrou graça diante de Deus, por isso em nada lhe interessava a honra ou bajulação dos homens. Quem encontrou graça diante de Deus, não precisa mendigar a lisonja e a graça enganadora e falsa da parte dos homens.

Por fim, Maria caminhou sempre à sombra do poder de Deus: “O espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra” (Lc 1,35). Abrigada à sombra do poder do Altíssimo, Maria não foi vencida por nada neste mundo. Nem o sofrimento da cruz foi capaz de derrubá-la. Lá estava ela de pé junto a cruz, lá estava ela em oração, junto à Igreja nascente. Cá está Maria caminhando conosco, modelo para nossa fé, intercedendo por nós para que compreendamos melhor que felizes são aqueles que se decidem fazer em tudo a vontade de Deus. Que vencem as tentações deste mundo aqueles que se abrigam debaixo da sombra do poder de Deus. “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38). Com a Virgem Maria compreendemos que encontrar Cristo, gerar Cristo, viver para Cristo é o único modo de ser feliz, alegre e de vencer este mundo tenebroso.

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos
Formador do seminário maior N. S. de Fátima
Brasília – DF


Leituras: 2Sm 7,1-5.8b / Sl 88 (89) / Rm 16,25-27
Evangelho: Lc 1,26-38