A Pureza é uma das mais importantes virtudes para o jovem católico hoje em dia, justamente porque é a mais atacada. Em todos os lugares, todos os momentos, a pureza e a castidade sofrem ataques de todos os lugares: Más companhias, filmes, jogos, pessoas mal vestidas, músicas, peças, olhares e o namoro, tão nocivo para as pessoas muito jovens.
A luta pela pureza é a luta do autêntico jovem católico. É uma verdadeira cruzada! Ser casto não é apenas nunca ter tido relações conjugais, mas manter um estado de vigilância para guardar a inocência e pureza. E, se desgraçadamente essa já foi perdida, resgatá-la e vivê-la.

Confira essas frases que todo jovem católico deve conhecer, a respeito da pureza e da castidade:

Santa Pureza, a rainha das virtudes, a virtude angélica, é uma jóia tão preciosa que aquele que a possui se torna como os anjos de Deus no Céu, ainda que revestidos da mortalidade da carne.
São João Bosco

São João Bosco
São João Bosco ouvindo a confissão de um de seus alunos

Devemos praticar a pureza e a modéstia, não apenas em nossa aparência, mas em todo nosso comportamento, particularmente no vestir, no andar, na conversa e em nossas ações para com os outros.
Santo Afonso Maria de Ligório

A luxúria consentida se torna hábito. E o hábito não resistido se torna necessidade. (Santo Agostinho). Eis porque é tão difícil manter a pureza: Aquele que não foge da tentação quando ainda é um pequeno e aparentemente inofensivo pensamento, logo se torna escravo dela.
Anônimo

Mais almas vão para o Inferno por causa dos pecados da Carne que por qualquer outro motivo.
Nossa Senhora em Fátima

São José é, para o jovem católico, o maior guia e protetor da pureza.
São José é, para o jovem católico, o maior guia e protetor da pureza. Quando for tentado contra a pureza, recorra sempre a ele.

A boca de uma pessoa que fala palavrões e tem um falar contrário à pureza é senão uma abertura e um tanque que o Inferno usa para vomitar suas impurezas sobre a Terra.
São João Maria Vianney

Uma alma pura é como uma pérola rara. Enquanto está escondida na concha, no fundo do mar, ninguém pensa nela com admiração. Mas se for trazida à luz, essa pérola brilha e atrai todos os olhos. Assim a alma pura, que está escondida dos olhos do mundo, vai um dia brilhar diante dos anjos na luz da Eternidade.
São João Maria Vianney

A humildade é a guardiã da Castidade. Em matéria de pureza, não há pior perigo do que não temer o perigo. Quando uma pessoa está segura de si mesmo e sem medo de cair, ele está perdido. Eu me preocupo menos com aquele que é tentado e resiste, evitando as ocasiões de pecado, que aquele que não é tentado e não evita as ocasiões. Quando uma pessoa permite ficar em uma ocasião próxima de pecado dizendo “Eu não vou cair”, é um sinal quase infalível que essa pessoa vai cair, e com grande prejuízo para a sua alma.
São Filipe Neri

Suas boas resoluções não devem fazer você se sentir orgulho, mas humilde e modesto: Você carrega uma grande quantidade de ouro com você, cuidado para que ele não seja roubado por ladrões. Nessa vida, não há certezas: Estamos em guerra permanente e, por isso, precisamos estar vigilantes dia e noite. Navegamos um mar tempestuoso que nos ameaça por todos os lados em um barco frágil: O Demônio, que visa nada senão a perda de nossa alma, nunca para de tornar a tempestade ainda mais furiosa, para nos vencer. Por isso o Apóstolo nos deu esse conselho, até mesmo aos virtuosos: “Aquele que está de pé, cuide que não caia” (1 Cor 10, 12)
São Jerônimo

São Domingos Sávio, um dos nossos padroeiros, conservou tal pureza em sua vida que seu lema foi "Antes morrer que pecar"
São Domingos Sávio, um dos nossos padroeiros, conservou tal pureza em sua vida que seu lema foi “Antes morrer que pecar

O estado de graça não é nada senão a própria pureza, e ela dá o Céu àqueles que se vestem dela. Santidade, portanto, é simplesmente o estado de graça purificado, iluminado, beatificado pela mais perfeita pureza, livre não apenas do Pecado Mortal, mas também das pequenas faltas: A pureza lhe tornará santo! Tudo depende dela.
São Pedro Julião Eymard

A castidade, ou a pureza de coração, carrega um glorioso e distinto lugar entre as virtudes, porque ela – sozinha – permite ao homem ver a Deus. Por isso, a Verdade ela mesma disse: “Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mt 5,8)
Santo Agostinho

Lutemos pela pureza! Em nossas palavras, em nossas ações, em nossos pensamentos. Nada pior que um jovem entregue à imoralidade e aos desejos da carne. Resistamos! Levantemo-nos e combatamos junto aos grandes santos pela castidade.

Dai-nos ó Virgem Pura:
Fé, Pureza e Bravura!!!

Fonte: Manual do Coroinha