A Igreja como comunidade de fiéis implica a cada fiel uma espiritualidade, que é entrar em comunhão com Deus; é teologia espiritual; é autonomia em Deus. O cristão não é autônomo em si mesmo, pois ele tem como norma de vida o próprio Deus. A norma da verdade é Deus mesmo, o qual revela os dez mandamentos para normalizar o agir do homem. Escutar, portanto, a Palavra de Deus é uma norma. Quando Deus se revela, Ele se torna experiência Dele mesmo.

O Espírito que informa, assim, o espírito humano é o Espírito de Cristo derramado em nossos corações pelo mesmo Cristo. A espiritualidade é, pois a ciência da perfeição cristã, que passa por três vias: purgativa, iluminativa e unitiva.

Espiritualidade vem de espírito (ruá – ρυά – sopro). Espírito é alma (é um espírito composto, porque deve ter a matéria, um corpo; é a parte imaterial do corpo. Ela atua com a inteligência e a vontade, jamais pode atuar sozinha); é o princípio que anima o ser humano. O espírito é o princípio vital do ser humano. O espírito humano é o elemento imaterial do homem, é um princípio dinâmico. Espiritualidade é a alma que procura viver segundo todas as suas potencialidades.

A condição básica para a teologia espiritual é ter alma racional. Deus é espírito, o Espírito de Deus encontra com o espírito humano, nisso consiste a espiritualidade. Este encontro visa levar o homem a viver segundo o Espírito Divino.

Texto bíblico
1Cor 2, 10-16 – Reflexão Sobre Esse Texto

_ Que tipo de conhecimento é apresentado no texto? Apresenta um conhecimento espiritual: “experimento realidades espirituais em termos espirituais” (v. 13).

_ Quais tipos de espíritos são apresentados pelo texto? Apresentam: Espírito de Deus, do homem e do mundo.

1. Espírito de Deus: é Deus enquanto conhece a si mesmo e o que está Nele. Deus conhece pela sua inteligência. Refere-se a essência, enquanto faculdade de inteligência.

2. Espírito do homem: é uma dimensão da alma, a inteligência humana. Conhece o que é do homem. O homem conhece pelo conhecimento natural e também pelos dons da graça de Deus, porque o espírito de Deus o comunica: conhecimento sobrenatural.

3. Espírito do mundo (em sentido analógico): é uma mentalidade oposta ao Espírito de Deus que está no homem.

_ Como este espírito se manifesta? Na realidade das coisas; numa linguagem espiritual.
A espiritualidade do cristão que está em uma comunidade, em suma, é uma espiritualidade de comunhão, pois não pode haver cristão sem que esteja em contato com o Espírito de Deus. Espiritualidade de comunhão na Igreja é uma espiritualidade de relação entre dois espíritos: o humano e o divino.

Padre Joacir d’Abadia, Pároco de Alto Paraíso-GO
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Filósofo, Escritor, articulista, Especialista em Docência do Ensino Superior e membro da “Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano” (ALANEG) e da “Casa do Poeta Brasileiro – Seção Formosa”