19.3 C
Formosa
sexta-feira, 29 março, 2024 - 02:19 AM

São José Operário e os Trabalhadores!

-

christchild12b-581x252Dia 1° de maio é um dia especial, porque no mundo inteiro é festejado o dia dos trabalhadores e trabalhadoras. Diante desta justa comemoração, a Igreja desde 1955, por determinação do Papa Pio XII, celebra a memória de São José Operário, que quis dar um protetor aos trabalhadores e um sentido cristão à festa do trabalho.

É importante perceber na leitura do livro do Genesis 1,26-2,3, que a nós, também é dada a capacidade de participar na obra criadora de Deus e de aprimorá-la, por meio do trabalho. O sagrado texto bíblico nos dá a entender que formando o homem à sua imagem (Gn 1,26) Deus quis associá-lo ao seu plano criador, e depois de criar o universo Ele o entregou às mãos do homem com o poder de ocupar a terra e submetê-la (Gn 1,28). Todos os que trabalham desde o mais simples operário ao mais alto mandatário da nação, cada qual com seu ofício, e ao seu modo, participa e aprimora a criação.

O trabalho é engrandecido pelo exemplo de Jesus operário (Mc 6,3) e filho de operário carpinteiro (Mt 13,55). A figura de São José apresentada no evangelho de Mateus 13,54b-5, como o humilde e grande carpinteiro de Nazaré, homem justo, que viveu sua missão de chefe de família sendo o guardião e provedor de Jesus e Maria, homem de profunda fé e inquebrantável. É um modelo de trabalhador e santidade para todos, homens e mulheres.

Diante de tanta beleza trazida pela realidade do trabalho, como a participação na obra da criação, podemos nos questionar: Será justo que tantos homens e mulheres sejam excluídos dos postos de trabalho e de uma honesta sustentação, advinda do seu trabalho? Certamente, não! Por isso, a nossa fé nos permite ser solidários com todos os trabalhadores, que trabalham pelo seu pão de cada dia, e por aqueles que estão desempregados, hoje, somando mais de 11 milhões em todo país; e que vivem momentos difíceis em suas vidas por não poder usufruir dos benefícios trazidos por uma honesta e remunerada ocupação.

Neste sentido, vale ressaltar as valiosas contribuições que a Igreja tem oferecido ao mundo, seja proclamando o real valor do trabalho, apoiando as iniciativas das classes trabalhadoras na luta pelos seus direitos, sobretudo através dos ensinamentos do magistério, manifestada por meio da Doutrina Social da Igreja que busca garantir o respeito dos direitos dos trabalhadores, incluídos as suas obrigações .

Neste ano, o domingo será o dia festivo para os trabalhadores, sob o patrocínio de São José, milhões se reunirão em torno da eucaristia, que como sinal visível será utilizado para o sacramento, pão e vinho, que além serem frutos da terra são também frutos do trabalho do homem, e que para nós se tornará pão da vida eterna. Rezaremos por todos os trabalhadores, em especial desta nação, afim de que a exemplo e proteção de São José possam continuar contribuindo com a ação criadora de Deus e construção do Reino do Senhor. Parabéns! São José Operário, Rogai por nós!

Por : Pe. Pedro Nogueira da Silva Filho, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Água Fria de Goiás.

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GO
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

NOTA DE PESAR

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá" (João 11,25).A Diocese de Formosa, por meio...

Formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística – MESCE

“Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá...

40 anos de vida do Pe. Joacir d’Abadia (03/03)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

08 anos de ordenação diaconal do Diác. Permanente Francisco Donizete (12/03)

“Por isso, instituem um grupo de homens sábios e piedosos, que devem ser responsáveis por servir, cuidar e ajudar os que mais necessitam.” (At,1-6) No...

Últimos comentários

X