Sexta-feira da XXIV Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 8,1-3

Como compartilhar o encontro

Na Palavra de Deus encontramos muitas passagens sobre o discipulado, mas acredito que em cada uma delas o que fica em evidência é o “encontro”. O discípulo encontra no seu mestre características as quais ele pode, com toda segurança, confiar sua vida. Contudo, neste “encontro” basta se abrir com todo o coração para se sentir acolhido.

Na pergunta: “Mestre onde moras? Venham e vocês verão. Então eles foram… E começaram a viver com Ele” (Jo 1,38-39), bastou o “encontro”. O Documento de Aparecida diz que também precisa “Sentir atração, vinculação, intimidade e viver o seguimento de Jesus (140)”.

De igual modo, “Para ser discípulo requer-se estes quatro passos: atração, vinculação, intimidade e seguimento de Jesus”. Trata-se de uma experiência pessoal, profunda e decisiva. Assumir o estilo de vida, o destino, a cruz e a glória de jesus (DA, 299).

São Lucas retrata bem o seguimento de Jesus Cristo quando o próprio Senhor permitia às pessoas se “encontrarem” com Ele. Não só encontrar com Ele como nós encontramos com nossos amigos, antes é um “encontro” com a pessoa de Jesus, a qual, como diz o Documento de Aparecida, atrai, vinculada, gera intimidade e leva o seguimento do mestre a tal ponto da pessoa se comprometer: “e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam” (Lc 8, 3).

Neste “encontro” de discipulado, portanto, “O discípulo se assemelha ao Mestre. A vida de Jesus, o jeito de Jesus, os sentimentos de Jesus, como também a cruz e a glória do Senhor são destino do discípulo, o qual é convocado a compartilhar com os outros a experiência do encontro com Jesus” (DA, 287).

Pe. Joacir S. d’Abadia
Pároco da Paróquia São José e Adm. da Paróquia Santa Luzia