Quinta-feira da XXIV Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 7,36-50

“A confissão é semelhante a uma travessia, pois o homem atravessa pela confissão da margem do pecado para a margem da reparação.” (Santo Antônio de Pádua)

Ao longo desta semana, insistentemente, o Senhor tem nos proposto uma séria consideração sobre o pecado, a pessoa e a misericórdia. No domingo, a parábola do filho pródigo, e hoje deparamo-nos com esta mulher pecadora, que por ter sido acolhida e perdoada manifesta seu amor, traduzido em gratidão e reconhecimento. Deste modo, é oportuno relembrar sobre os lugares onde podemos buscar com mais intensidade, fazer a experiência de encontrar-se com a Misericórdia de Deus. A oração, adoração, santa missa, a caridade, o Sacramento da Confissão.

Os encontros de Jesus são cheios de vida, humanidade e celebração de recomeços necessários a todos nós. Os fariseus do tempo de Jesus, também de hoje, precisamos aprender que cada pessoa não é a soma dos seus erros passados ou presentes, mas, um ser dinâmico e sempre aberto a novas possibilidades que possam ajudar a reordenar e resinificar a própria vida. Sendo aqui, importante destacar, o gesto de Jesus que acolhe, toca, profere uma palavra de libertação e perdão, tem gestos de integração da pessoa em vista a uma nova realidade de vida. Eu, você, a família, a igreja, o trabalho, a sociedade em geral somos chamados a esta vivência diária. O fariseu aprende de Jesus o caminho humano e misericordioso que precisa seguir, desafiado-o assim, a uma conversão pessoal.

Diante de Jesus está uma mulher considerada pecadora. A imagem de alguém que vive a experiência do confessionário, do acolhimento humano e misericordioso. Estão os dois, a miséria e a misericórdia. Jesus acolhe suas lágrimas de arrependimento e gratidão. Mostra à ela que embora tenha percorrido um caminho de erros, fracassos, distanciamento de Deus, das pessoas, quando tomou a decisão de procurar Jesus, sua história mudou. Um novo tempo iniciou agora, pautado pela fé. Jesus lhe diz: “vai, a tua fé te salvou”! É a fé em Jesus que nos salva, perdoa, redime, renova esperança, dá sentido a vida e orienta o nosso viver. Não ter medo, vergonha, receio de aproximar de Jesus, e retornar à Casa-Igreja para fazermos a experiência do perdão e misericórdia. Procure a confissão ou direção espiritual, faça a experiência da misericórdia.

Deus é este Pai que está à porta, esperando pelo último de seus filhos!

Vida que segue!

Pe. Pedro Nogueira da Silva Filho
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Água Fria de Goiás