20.5 C
Formosa
sábado, 18 maio, 2024 - 20:59 PM

IV Domingo do tempo pascal

-

Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas” (Jo 10, 7)

Hoje Nosso Senhor se compara a uma imagem que para nós não é muito familiar, Ele nos diz que é o Pastor/porta. Certamente a figura do pastor nos é mais próxima aplicada a Jesus, Ele é o bom pastor das nossas almas. Enquanto que a imagem da porta já soa um pouco estranho, mas o Senhor nos diz: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas” (Jo 10, 7).

Para compreender esta imagem, esta comparação, temos que recorrer ao contexto pastoral do tempo de Jesus, quando os pastores pastoreavam seus rebanhos nas terras vagas durante o dia e os recolhia em pequenos estábulos de pedra durante a noite. Como estes estábulos não tinham porta os pastores lhes faziam as vezes. Ficavam literalmente na entrada do estábulo para afugentar os lobos ou qualquer outro animal feroz que se aproximasse com a intenção de atacar as ovelhas.

É neste sentido que Nosso é o Pastor – porta, aquele que vigia sobre nossas vidas, nossas almas, para que os lobos ferozes, os mercenários não venham a nos arrastar para o pecado, para a morte, para o engano. De modo que Jesus como Pastor – porta vai para muito além da sua pregação, do seu cuidado para com os doentes e pobres.

O ponto alto do seu ser Pastor e porta se realizou na Cruz, quando enfrentou de modo definitivo o ataque do feroz inimigo que queria fazer perder a humanidade inteira. Na sua paixão, Jesus, Nosso Senhor, enfrentou a fúria do mal que deveria pesar sobre nós. À exemplo do Pastor – porta que enfrenta o frio e a escuridão da noite para manter seu rebanho são e salvo até o romper do dia.

Jesus é o Pastor – porta que nos abre caminho para a vida eterna, que nos abre caminho para Deus, para a reconciliação, para a salvação, para o céu. Mas também é o Pastor – porta que nos protege das ciladas dos inimigos, do mal e da morte. Ele a quem “Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus vós o crucificastes” (At 2, 36).

Constituído pelo Pai como Senhor, como Cristo, como Pastor- porta, Nele temos vida e salvação. No meio de tantas vozes que querem nos atrair, deixemo-nos conduzir pela voz do Pastor- porta, de quem devemos conhecer a voz (o evangelho) e a quem devemos seguir. Escutar sua voz é obedece-Lo, é aderir a Ele de corpo alma e coração. Somos ovelhas, discípulos do Senhor se lhe escutamos e seguimos sua voz.

Não são poucos os falsos pastores, os ladrões e assaltantes que andam pelo mundo procurando desorientar a fé dos fiéis, afim de arrasta-los para a incredulidade, para o caminho da não salvação. Para enganar inventam promessas mirabolantes de prosperidade, de sucesso, de falsa liberdade, de riqueza, de cura, de fama, de prestígio. Mas somente o Pastor – porta, Jesus, Nosso Senhor, pode nos dar acesso a Deus, para a salvação.

Assim Ele nos promete: “Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem” (Jo 10, 9). Está é promessa do Senhor para nós. Enquanto que “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir” (Jo 10, 10). Jesus, Nosso Senhor veio e vem a nosso encontra em cada Eucaristia para nos dar a vida: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). Ele é a porta aberta para a vida, para a salvação, para a felicidade.

Somente em Cristo temos abundância de vida, apesar de nossas dores, pecados, sofrimentos, fracassos e medos. Estes são sinais de morte, o Senhor quer e pode nos comunicar a sua vida, uma vida abundante capaz de vencer até mesmo a morte.

 

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos
Formador do seminário maior N. S. de Fátima
Brasília – DF


Leituras: At 2,14ª.36-41/Sl 22 (23)/IPd 2, 20b-25
Evangelho: Jo 10, 1-10

Compartilhe

Últimas publicações

O Dom da Fortaleza, um convite à Santidade e ao Martírio

A Diocese de Formosa Goiás e tantas outras celebram solenemente as festividades em honra ao Divino Espírito Santo, nesta última semana, concluindo o Tempo...

60 anos de vida do Diácono Francisco Olegário (13/05)

“Pois aqueles que exercem bem o diaconato conquistam lugar de honra, e também muita coragem na fé em Cristo Jesus”. (1Tm 3,13) Diácono Francisco Olegário...

03 ano de Ordenação Presbiteral do Pe. Kleison (01/05)

“Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec”. (Hb 5,6) No dia 01 de maio de 2021, o Padre Kleison Dias...

50 anos de vida do Pe. Adenailton Machado (02/05)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X