DIOCESE DE FORMOSA – BRASIL

Formosa, 12 de setembro de 2022
Memória do Santíssimo Nome de Maria

Nota sobre a situação canônica do Mosteiro Nossa Senhora da Ternura de Formosa

O Mosteiro Nossa Senhora da Ternura foi oficialmente criado aos 12 de dezembro de 2012 na condição de direito diocesano, sob a responsabilidade do Bispo de Formosa. Durante este tempo os membros da comunidade monástica desdobraram-se em trabalhos para a edificação do que hoje compõe o conjunto físico do Mosteiro.

Ultimamente, o superior da comunidade monástica iniciou o intento de filiar o Mosteiro à Federalização Beneditina do Brasil. Desta feita, foi solicitado à Diocese de Formosa a devida autorização para isso. Para dar segurança canônica ao intento, a Diocese solicitou uma acurada avaliação da parte do exímio Canonista, Dom José Francisco Falcão de Barros, auxiliar da Arquidiocese Militar, para estudar a documentação do Mosteiro e dar um parecer com as devidas orientações.

No último dia 05 deste mês, Dom José Francisco apresentou seu longo parecer, lido por ele pausadamente na presença do Bispo Diocesano e do Colégio dos Consultores da Diocese de Formosa, do prior e do canonista por ele convidado. Após o exposto, ficou claro, do ponto de vista da formalidade canônica, que o Mosteiro Nossa Senhora da Ternura nunca existiu. Era preciso um parecer da Sé Apostólica para a sua validade, o que não ocorreu. Deu-se um tempo de uma semana para analisar a situação e discutir os caminhos a tomar.

No dia de hoje, o Bispo Diocesano juntamente com o Colégio dos Consultores, com a presença do Prior do Mosteiro, analisou a situação, ponderou com os presentes possíveis tratativas acerca da situação e concluíram ser praticamente impossível a legalização canônica do Mosteiro, dadas as exigências da Santa Sé emanadas nos últimos tempos. No momento, são três monges em ação na vida comunitária do Mosteiro.

Assim ficou definido: até o dia 30 de setembro do corrente ano, a comunidade do Mosteiro continua como está, inclusive com a celebração da santa missa com visitantes. A partir do dia 01 de outubro próximo, já não se usarão mais o hábito monástico, as missas passarão a ser somente internas com os membros da comunidade; e, até o dia 30 de novembro deste ano, as atividades devem ser concluídas em definitivo.

A Diocese de Formosa, ao tempo em que lamenta esta situação, crê que o impasse pode ser superado, roga a Deus pelos três membros que poderão se inserir em outras comunidades monásticas, se assim o desejarem, e agradece o esmero e dedicação que os irmãos do Mosteiro, ao longo desta década, destinaram ao povo da Diocese, especialmente à Comunidade de Formosa. Espera-se que as questões pendentes em decorrência da personalidade jurídica civil do Mosteiro – competência exclusiva dos membros da referida entidade – cheguem a bom termo não apenas na observância da legislação civil, mas no espírito de comunhão e unidade com a Santa Igreja.

Que o Bom Deus recompense a Comunidade do Mosteiro Nossa Senhora da Ternura, pelo bem realizado, e que a semente plantada por ela continue a germinar e a nos oferecer frutos sazonados de fé, esperança e caridade.

Departamento de Comunicação da Diocese de Formosa