Diocese de Formosa-GO

17 C
Formosa
sábado, 15 agosto, 2020 - 07:01 AM

Evangelho NO HOJE (01/08/2020) – Mateus 14,1-12

-

Sábado da 17ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 14,1-12

“Nossa vocação ao profetismo”

Começamos hoje uma nova jornada em nossa vida com o início do mês de agosto. Este mês em que celebramos com a Igreja, especialmente no Brasil, as distintas vocações que colaboraram com o anúncio e o desenvolvimento de Reino de Deus. Por causa do batismo que recebemos, todos nós somos chamados a desempenhar em nossa vida o profetismo. Também Nosso Senhor Jesus ordena a todos os seus discípulos a missão profética de anunciar o Seu Reino, levando a Palavra de Deus a toda criatura (Cf. Mc 16,15).

A Liturgia de hoje nos apresenta o fim trágico de um grande profeta, São João Batista. Ele era muito respeitado pelas pessoas e as vezes era confundido com o Messias, esperado por todos. Em uma das suas pregações teve que aclarar essa dúvida, afirmando categoricamente que ele não era o Messias e que nem seria digno de Lhe desatar as correias das sandália (Cf. Jo 1,27).

Até mesmo o rei Herodes gostava de ouvir as pregações de João Batista, embora não as observara. O Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia (Mc 6,20). Entretanto, por dizer a verdade, por denunciar o pecado e por não se calar diante do erro, São João Batista foi encarcerado e posteriormente decapitado. Justamente por ter denunciado o pecado de adultério que o rei Herodes cometia com a cunhada, Herodíades (Mt 14,3).

A coerência de vida de João Batista continua denunciado a vida hipócrita de muitos cristãos católicos que se calam diante de muitas atitudes injustas presentes em nossa sociedade. Infelizmente muitos católicos se acostumam com os erros e pecados pessoais ou de outras pessoas. E por não assumir a vocação profética se acovardam em uma atitude de silêncio!

Por não se comprometer com o Reino dos Céus, muitos católicos não anunciam a Palavra de Deus, seja pela pregação seja pelo testemunho de vida. Como também, para serem bem vistos e queridos pela sociedade corrompida, muitos cristãos passam a aceitar e defender práticas de pecados. Que a vida de São João Batista possa despertar em nós a nossa vocação ao profetismo! E que pela interseção de Maria Santíssima possamos assumir nossa missão, de discípulos e missionários, para que o mundo creia, se converta e seja salvo por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: Jr 26,11-19.24 / Sl 68 (69)
Evangelho: Mt 14,1-12

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GOhttp://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

XIX Domingo do Tempo Comum

Deus nunca nos permite entrar numa tempestade sem que Ele venha em socorro da nossa fé Jesus nunca ordena aos seus discípulos nada sem que...

Evangelho NO HOJE (08/08/2020) – Mateus 17,14-20

Sábado da 18ª Semana do Tempo Comum Evangelho – Mateus 17,14-20 “A urgência em renovar nossa fé!” O Evangelho deste sábado traz uma importante reflexão sobre a...

XVIII Domingo do Tempo Comum

Deus é o alimento da noss’alma O homem é por natureza um ser sedento, descontente, incompleto, frágil, vulnerável. Mas ao mesmo tempo carrega dentro de...

Evangelho NO HOJE (01/08/2020) – Mateus 14,1-12

Sábado da 17ª Semana do Tempo Comum Evangelho – Mateus 14,1-12 “Nossa vocação ao profetismo” Começamos hoje uma nova jornada em nossa vida com o início do...

56 anos de vida do Pe. Eliton Cardoso (06/08)

 “Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Mais visitadas

Últimos comentários

X