Sábado da XXX Semana do Tempo Comum
Evangelho – João 6,37-40

Oração para os Mortos!

“Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia” (Jo 6, 39). Esta é a vontade de Deus Pai a nosso favor e a Igreja Católica contribui com orações ou outros tantos meios para que muitos possam fazer parte dessa ressurreição que Nosso Senhor quer para todos.

O dia 02 do mês de novembro tem uma característica especial no calendário litúrgico da Igreja Católica, pois é um dia onde todas as orações são dedicadas aos fiéis defuntos. Essa prática antiga em nossa comunidade cristã é por muitas vezes mal interpretada e duramente criticada por outras comunidades cristãs não católicas. Não raras vezes é possível escutar algumas perguntas como: por que orar para quem já morreu? Se a salvação se alcança em vida, por quê rezar para as pessoas que já morreram? Se quem está morto não pode escutar, qual a necessidade de rezar pelos defuntos?

Um pouco de coerência e doutrina católica ajuda na compreensão do dia dos finados e como deve ser o preceder dos católicos para esse dia. Desde já é bom deixar claro que toda oração realizada por um fiel católico está dirigida unicamente ao nosso Deus e Senhor. Ainda que se peça a intercessão dos santos, isso não anula o fato de que nossos clamores são sempre direcionados à Deus. Neste sentido, não é necessário que qualquer pessoa escute ou tome conhecimento das orações dos cristãos católicos, pois todas as graças que se espera alcançar com as orações, nós fiéis cristãos católicos as esperamos de Deus.

A eficacia da oração por quem já morreu não é para mudar o destino daqueles que já receberam o juízo particular: céu ou inferno. Pois quem está no céu não necessita de nada mais, uma vez que já contemplam a face de Deus. Muito menos são orações dirigidas para quem recebeu à condenação eterna, pois essa condenação é fruto de uma pessoa que passou toda sua vida renegando qualquer ação divina. As orações do dia de finados são dirigidas para todos os fieis defuntos que marcaram sua vida com a fé em Deus, mas não alcançaram a plenitude da santidade de vida. As orações no dia dos fiéis defuntos são necessária para que tão logo estes mesmos cristãos sejam liberados de toda impureza espiritual (cf. II Mac 12, 46).

O Catecismo da Igreja Católica em seu número 958 ensina que a oração para os fiéis defuntos “pode não só ajudá-los, mas também tornar mais eficaz a sua intercessão em nosso favor”. Deste modo, intensifiquemos nossas orações por todos os fiéis defuntos para que tanto eles como nós participemos das bençãos de Deus, principalmente aquela que Deus Pai quer a todos nós, que é a ressurreição, a vida eterna!

Assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira