19 C
Formosa
sábado, 20 abril, 2024 - 04:30 AM

Evangelho NO HOJE (04/07/2020) – Mateus 9,14-17

-

Sábado da 13ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 9,14-17

“O cristão e a coerência”

Olha que maravilha! Já estamos vivenciando os primeiros dias do mês de julho! Realmente o tempo não para! Também nós não devemos parar! A vida do cristão deve ser um contínuo movimento de crescimento nas virtudes, na busca da santidade e da verdade. Infelizmente o que menos desenvolve na vida dos cristãos é a verdade. Isto porque muitos aprenderam a si beneficiar com uma vida marcada por “meias verdades”, que não passam de puras mentiras.

As ditas “mentirinhas” ainda fazem parte da vida de muitas pessoas. E não podemos esquecer que o mal sempre traz consequências maléficas, independente da sua proporção. O que é por natureza mal, jamais se converterá em um bem. Outro tipo de inverdades que se verifica com frequência nas pessoas é a disposição em levar uma vida de aparências, onde se procura enganar os outros com um tipo de vida que não existe. As vezes se tenta demonstrar qualidades ou virtudes que não são próprias de quem quer enganar.

Na leitura do Evangelho deste sábado podemos verificar como Nosso Senhor Jesus ensina a necessidade de levar uma vida pautada na coerência, na verdade, sem qualquer dissociação para hipocrisia. Nosso Senhor, respondendo uma pergunta feita pelos discípulos de João, deixa claro que o jejum dever ser realizado com um propósito de penitência e não se faz penitência enquanto se está em festa, na presença do noivo. Mas “dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão” (Mt 9,15).

Deste modo, Cristo Jesus começa a ensinar que o jejum tem um propósito específico e não deve ser realizado somente para que as pessoas vejam. Também em outra ocasião, Nosso Senhor ensina sobre o jejum com argumentos semelhantes (Cf. Mt 6,16). Nosso Senhor Jesus continua seu discurso sobre o fracasso de quem leva uma vida de aparências, pois logo chegará a verdade que destrói todo tipo de mentiras. Igual situação acontece quando alguém “põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda”(Mt 9,16).

Por isso, todo discípulo de Cristo deve levar uma vida conforme aos ensinamentos recebidos pelo mesmo Jesus. Isto é ter coerência de vida, pois aquilo que se crê é o mesmo que se vive, e aquilo que se vive é o mesmo que se dá testemunho. Jamais se configura com a vida de um cristão qualquer tipo de “mentirinhas”, “meias verdades”, “vida de aparências”, etc.

“Vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam” (Mt 9,17). Deste mesmo modo, mantém conservadas tanto os cristãos como os ensinamentos de Cristo quando se vive de forma coerente. Que Maria Santíssima interceda a Deus por todos nós para que na busca da verdade possamos dar testemunhos de uma vida honesta, correta e coerente com Aquele que é a Verdade, Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: Am 9,11-15 / Sl 84 (85)
Evangelho: Mt 9,14-17

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X