Sexta-feira da XIII Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 9,9-13

SEGUIR a Jesus Cristo como um bom Cristão

No Evangelho de São Mateus se encontra um chamado: “Segue-me” (Mt 9,9). Nem sempre as pessoas perguntam como deve ser este chamado. Pode ser que o Senhor te convida para ser um bom Cristão. Diante disso podemos indagar: será que Cristo não é a condição principal de fé na vida dos cristãos? A palavra “cristão” significa “ungido”. Ela deriva do próprio nome de Cristo, Ele que “Deus ungiu com o Espírito Santo” (At 10, 38). Gregório de Nissa afirma que o cristianismo é a imitação da natureza divina de Cristo. O nome cristão permite ao homem, uma comunhão com Cristo e, este por sua vez, uma comunhão com todos os nomes.

Ser cristão implica, por outro lado, viver os mandamentos (Mt, 19, 16-22). Na vida cristã, nós somos chamados a atuar pela fé guiada pela razão, porque a fé atinge a razão de cada ser humano. Ela é um conhecimento; um ato da vontade e da inteligência.

O cristão é aquele que sabe ouvir e praticar tudo quanto Cristo ensinou e fez. Ele é convidado a dizer com o Apóstolo Paulo: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (cf. Gl 2,20). É chamado a seguir e imitar a natureza divina de Cristo, procurando ser perfeito como o Cristo é perfeito. Isso ele vai conseguir lapidando a sua própria fé.

A experiência cristã é conhecer a Jesus Cristo, e conhecer a Jesus Cristo é a fé; é estar em comunhão com sua ressurreição e participar dos seus sofrimentos. Assim, a experiência cristã é medida pela fé em Jesus Cristo. O Cristão autêntico, ou seja, firme em sua fé, realiza sua vocação, na Igreja, pela experiência que faz de Deus através dos sacramentos, do culto, na oração pessoal e comunitária, e na relação com os outros, por meio da vivência eclesial, onde ele consegue seguir a Cristo sendo um bom Cristão.

Em síntese, pelo Batismo a pessoa passa a professar a fé em Cristo, e, a partir de então, recebe o nome de Cristão. Ser batizado, portanto, implica seguimento verdadeiro e receptividade da espiritualidade cristã. Esta é a alma que procura todas as suas potencialidades: vontade, inteligência e liberdade. Diante disso, eu vos pergunto: você tem conseguido SEGUIR a Jesus Cristo como um bom CRISTÃO na vivência de todas estas potencialidades juntamente com o chamado de Jesus Cristo: “SEGUE-ME” (Mt 9,9)?

Pe. Joacir S. d’Abadia
Pároco da Paróquia São José e Adm. da Paróquia Santa Luzia
Formosa-GO


Clique aqui e veja o evangelho de hoje