Quarta-feira depois da Epifania do Senhor
Evangelho – Marcos 6,45-52

O episódio do Evangelho de hoje acontece logo após a multiplicação dos pães e peixes. Os Discípulos passam pela escola da solidão, da escuridão, do mar revolto sem Jesus. Jesus os deixa sozinhos na barca, em plena escuridão da noite e no meio do mar revolto para experimentar sua fé. Qual a atitude de Jesus? Primeiramente sobe ao monte para orar. Intercede por eles para que sua fé não esmoreça, não seja abalada! Mas,ao vê-los desesperados, age. Vai em direção deles andando sobre as águas, mostrando seu poder divino. Acalma a tempestade, acalma o mar, acalma seus corações: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo”!

Nossa fé tantas vezes é posta a prova. Cada momento de provação é um teste para saber como está nossa fé. Mas o que esquecemos é que Jesus está atento ao nosso sofrimento, às nossas angústias e tribulações. Ele ora sempre por nós ao Pai! É nosso eterno e constante intercessor. E quando Ele percebe que estamos cansados de remar, que os ventos são contrários demais, que as forças contrárias estão ficando mais fortes e o desespero está tomando conta, a fé está minando, as forças estão se esvaindo, imediatamente Ele intervém com seu amor e misericórdia, com sua fortaleza e presença que nos cura, salva, restaura, liberta! Se perseverarmos até o fim, alcançaremos vitória!
O problema é que as forças contrárias à nossa fé tem sido maiores e muitos estão sucumbindo, morrendo na praia, sem alcançar a salvação que esperavam. Sem alcançar a graça que tanto pediram. Porque simplesmente deixam de orar, e a fé vai raleando a ponto de acabar em nada. E sem uma fé viva, real, o desespero toma conta, o coração endurece, e ao invés de reconhecer Jesus que anda sobre as águas do mar de nossa vida, insistimos em dizer que é um fantasma.

Oremos hoje pelo aumento de nossa fé para que nos sintamos no colo de Jesus, acalmados por Ele e assim possamos vencer as tempestades que a vida nos traz.

Deus te abençoe sempre!

Padre Joaquim Regis Filho
Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos–GO