Quarta-feira da XXIII Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 6,20-26

No Evangelho de Hoje Jesus nos traz um sermão em que coloca duas realidades para os seus seguidores. De um lado, Ele responde proclama bem aventurados, benditos aqueles que seguem de verdade sua Palavra, suas instruções. Será feliz quem de fato se tornou seu discípulo, se identificando com seu jeito diferente de ser: pobre, faminto, que chora por justiça, que é odiado pelo mundo e perseguido e até expulso do meio deles. Esses deverão se alegrar e exultar porque será grande a sua alegria no céu.

Por outro lado, Jesus elenca aqueles que são o contrário disto tudo. A estes não cabem as bem aventuranças mas os “ais“ de Jesus. Em cada expressão “Aí de vós”, sentimos como uma ferida na alma, uma chamada forte de atenção, um abrir de olhos para que não percamos a salvação. Os “ais” são para os ricos, para os que agora tem fartura, os que agora riem, os que agora são elogiados.

Os primeiros são tratados como foram tratados os profetas, os últimos como falsos profetas.

A recompensa oferecida tanto a um quanto a outros já se dá no que cada um é e pratica: os pobres terão o Reino de Deus; os famintos serão saciados; os que choram serão consolados; os perseguidos receberão a alegria do nome escrito na eternidade. Por outro lado, os ricos já têm a sua própria consolação; os que têm fartura passarão fome; os que agora riem terão luto e lágrimas.

Façamos um exame de consciência hoje para sabermos de que lado Jesus considerará que estamos. Sempre haverá um tempo para recomeçar, para mudar de vida, mudar de lado. Deus sempre nos dá uma chance para que busquemos o caminho da salvação, mesmo sendo caminho árduo, de cruz, mas no fim seremos chamados de Benditos, Bem Aventurados, Felizes! Aliás, a felicidade verdadeira está sempre em Jesus! Sem Ele, não há felicidade.

Jesus continua a nos fazer o convite, cabe a cada um decidir por qual caminho seguir. Que sejamos livres de ouvir seus “ais”, mas sim felizes por ter sido considerados dignos de pertencer ao número dos seus escolhidos, dos seus bem aventurados!

Deus te abençoe sempre!

Padre Joaquim Regis Filho