Quarta-feira da II Semana do Advento
Evangelho – Mateus 11,28-30

O Evangelho de hoje nos traz palavras de muita consolação e paz. Jesus convida a ir até Ele todos que estão cansados e abatidos, fatigados sob o peso dos fardos que a vida oferece. “Vinde a mim” é o seu convite! E faz uma promessa “e eu vos darei descanso”!

Quem de nós já não se sentiu assim? Cansados e fatigados? Quantas vezes a cruz pesa, e pensamos não ter forças pra carregar tão pesados fardos? Jesus nos oferece seus ombros e seu colo para nos dar descanso e sua presença que nos ajuda a carregar a cruz. Se faz o Cirineu de nossas almas. Se faz o Bom Samaritano de cada um que está ferido, machucado, magoado, jogado no meio da rua, desamparado e solitário. Ouça a sua voz: “Vinde a mim! Eu vos darei descanso”!

Em seguida nos oferece para que possamos tomar o seu jugo e seu fardo, e insiste que são leves. Tomar o peso dele se torna leve porque não carregamos sozinhos. Ele sempre estará conosco! Sua promessa é verdadeira!

Mas o caminho para suportar os fardos é ensinado por Ele como um Mestre: “Aprendei de mim”! Precisamos entrar na sua escola. E ali qual será a lição que aprenderemos? Ser mansos e humildes de coração como Ele. E acharemos descanso para nossas almas. Entrando na escola da humildade de Jesus, pedindo como um transplante de coração: que o dele se torne o nosso! Seremos como Ele: mansos e humildes!

Somente no discipulado da mansidão e da humildade poderemos encontrar descanso, repouso para nossas almas aflitas e angustiadas!

Clamemos hoje em profunda oração: “Jesus,manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso“!

Deus te abençoe sempre!

Padre Joaquim Regis Filho