28.2 C
Formosa
terça-feira, 23 abril, 2024 - 12:07 PM

Evangelho NO HOJE (13/06/2020) – Mateus 5,33-37

-

Sábado da 10ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 5,33-37

“Cristão, testemunha da Verdade!”

Nos dias atuais, com o avanço da tecnologia, todo o mundo tem se beneficiado com os novos meios de comunicação social. Neste tempo de pandemia, em que muitos cumprem as medidas de distanciamento social, a comunicação virtual tem diminuído muitos sofrimentos, principalmente daqueles, que por medidas de segurança, não puderam ou ainda não podem sair de casa.

Entretanto, devemos reconhecer que o mundo virtual também tem gerado muitos problemas e sérias complicações, por serem utilizados com fins obscuros. Se por um lado essa nova tecnologia colabora para a comunicação, por outro lado tem deturpado e corrompido a verdade do que deveria ser anunciada. A expressão “Fake News”, já faz parte do nosso vocabulário, pois diante da grande quantidade de notícias falsas que são veiculadas, muitos temem, de certo modo, serem os próximos alvos dessa injusta forma de caluniar aos demais.

Contudo, a tecnologia alcançou muita credibilidade, por isso a maioria das pessoas fazem o uso massivo da comunicação virtual. Antigamente, um recurso muito utilizado para sustentar a possível veracidade de uma noticia era o recurso ao juramento. Este recurso ainda é muito utilizado nos ambientes jurídicos. Quando se faz um juramento para acreditar como verdade o que se diz, se utiliza de um recuso extremo e que não deve ser utilizado em qualquer situação.

O que tem ocorrido ao longo de muitos anos é o abuso deste recurso ao juramento, pois com o objetivo de enganar, se pronunciava uma mentira, que deveria ser acreditada como verdade, uma vez que se fazia um juramento para dar crédito ao que foi dito.

Por isso, Nosso Senhor Jesus Cristo, no Evangelho que a Liturgia nos apresenta neste sábado, tem um posicionamento totalmente contrário a qualquer tipo de juramento, chegando ao ponto de dizer: “Não jureis de modo algum” (Mt 5,34). Realmente, não é necessário fazer qualquer juramento quando se é uma pessoa confiável e que jamais diz mentiras. Esse tipo de pessoa deve ser todo cristão, discípulo de Cristo Jesus, testemunha Daquele que é “A Verdade” (Jo 14,6).

Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’” (Mt 5,37), assim nos ensina Nosso Senhor, pois mentiras e hipocrisias não corresponde com atitudes de quem segue a Jesus. Quem atua de forma diferente tem por guia de suas ações o próprio Maligno (Cf. Mt 5,37). Que Maria Santíssima, interceda por nós, para sermos agraciados por Deus, buscando seguir a Cristo no caminho da verdade.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: 1Rs 19,19-21 / Sl 15 (16)
Evangelho: Mt 5,33-37

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X