Sábado da 5ª Semana da Páscoa
Evangelho – João 15,18-21
“Somos perseguidos mas não vencidos”
“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim” (Jo 15,18), com esta frase de Cristo começa o Evangelho que a Liturgia nos apresenta neste sábado. Talvez, alguém possa questionar e até mesmo discordar dessa frase de Nosso Senhor.
Alguns dos questionamentos que podem surgir são: realmente o mundo tem ódio dos cristãos, uma vez que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou o direito à liberdade religiosa no ano de 1948? Essa frase de Jesus ainda é valida para os dias de hoje ou deve ser interpretada a partir dos primeiros séculos em que o cristianismo foi duramente perseguido? Como fundamentar uma perseguição aos cristãos em uma sociedade democrática de direito?
Antes de qualquer reflexão devemos lembrar que o cristão é caracterizado por sua fé nos ensinamentos e obras de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele é Nosso Deus, Senhor de nossas vidas e da história. As palavras de Cristo não tem validade, nem estão ultrapassadas, pois são “palavras de vida eterna” (Jo 6,68).
Outra verdade a ser observada é que o estado democrático de direito não defende todos os direitos, ainda que estes estejam decretados por leis nacionais ou internacionais. Basta observar que o direito fundamental à vida já não é mais garantido em muitos países que aprovaram a lei do aborto com o respaldo da própria ONU. E até mesmo a lei internacional que protege a liberdade religiosa nos últimos meses se vê ameaçada com pretensas “medidas de segurança”.
Realmente os cristãos não são queridos e amados pelo mundo, pois como disse Nosso Senhor: “Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia” (Jo 15,19). A sociedade atual prega o consumismo, o hedonismo, o sexualismo, etc… discursos estes totalmente opostos ao cristianismo que ensina contra o consumismo, a vida modesta; contra o hedonismo, uma vida de penitências e sacrifícios; contra o sexualismo uma vida casta e santa.
“No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Por isso não devemos ter medo desse mundo, pois assim como perseguiram a Cristo Jesus, também seremos perseguidos (Cf. Jo 15,29). O que devemos fazer é nos afastar ao máximo desse mundo que nos odeia e nos unirmos sempre mais a Jesus Cristo que nos ama (Cf. Jo 15,9). E claro, sem jamais nos separar da materna intercessão de Nossa Mãezinha do Céu.
Que assim seja!
Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha
Leituras: At 16,1-10 / Sl 99 (100)
Evangelho: Jo 15,18-21