22.3 C
Formosa
sexta-feira, 19 abril, 2024 - 22:48 PM

Evangelho NO HOJE (16/05/2020) – João 15,18-21

-

Sábado da 5ª Semana da Páscoa
Evangelho – João 15,18-21

“Somos perseguidos mas não vencidos”

Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim” (Jo 15,18), com esta frase de Cristo começa o Evangelho que a Liturgia nos apresenta neste sábado. Talvez, alguém possa questionar e até mesmo discordar dessa frase de Nosso Senhor.

Alguns dos questionamentos que podem surgir são: realmente o mundo tem ódio dos cristãos, uma vez que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou o direito à liberdade religiosa no ano de 1948? Essa frase de Jesus ainda é valida para os dias de hoje ou deve ser interpretada a partir dos primeiros séculos em que o cristianismo foi duramente perseguido? Como fundamentar uma perseguição aos cristãos em uma sociedade democrática de direito?

Antes de qualquer reflexão devemos lembrar que o cristão é caracterizado por sua fé nos ensinamentos e obras de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele é Nosso Deus, Senhor de nossas vidas e da história. As palavras de Cristo não tem validade, nem estão ultrapassadas, pois são “palavras de vida eterna” (Jo 6,68).

Outra verdade a ser observada é que o estado democrático de direito não defende todos os direitos, ainda que estes estejam decretados por leis nacionais ou internacionais. Basta observar que o direito fundamental à vida já não é mais garantido em muitos países que aprovaram a lei do aborto com o respaldo da própria ONU. E até mesmo a lei internacional que protege a liberdade religiosa nos últimos meses se vê ameaçada com pretensas “medidas de segurança”.

Realmente os cristãos não são queridos e amados pelo mundo, pois como disse Nosso Senhor: “Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia” (Jo 15,19). A sociedade atual prega o consumismo, o hedonismo, o sexualismo, etc… discursos estes totalmente opostos ao cristianismo que ensina contra o consumismo, a vida modesta; contra o hedonismo, uma vida de penitências e sacrifícios; contra o sexualismo uma vida casta e santa.

“No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Por isso não devemos ter medo desse mundo, pois assim como perseguiram a Cristo Jesus, também seremos perseguidos (Cf. Jo 15,29). O que devemos fazer é nos afastar ao máximo desse mundo que nos odeia e nos unirmos sempre mais a Jesus Cristo que nos ama (Cf. Jo 15,9). E claro, sem jamais nos separar da materna intercessão de Nossa Mãezinha do Céu.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: At 16,1-10 / Sl 99 (100)
Evangelho: Jo 15,18-21

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X