Terça-feira da 3ª Semana da Quaresma
Evangelho – Mateus 18,21-35

O ser humano tem dentro de si algo que está para além dele mesmo. Essa é a experiência de Azarias na primeira leitura diante do fogo. Passando por uma tremenda dificuldade apena para Aquele que está além do tempo, do espaço, do mundo. Há dentro do ser humano algo que aponta para a eternidade. Por isso, somente na oração podemos alimentar a chama do infinito que há em nossa finitude.

O povo de Israel, mais uma vez em dificuldade, clama ao senhor para que os liberte. Sempre foi assim na história. Enquanto tudo vai bem Deus é esquecido; nos momentos difíceis, Ele é buscado. Não que isso não possa acontecer, mas é mais inteligente fazer uma amizade com esse Deus para que seja nos momentos de tristeza e dor, seja nos momentos de alegria e gozo, permanecemos com Aquele que nunca deixa de estar conosco.

Mas é preciso entender que Deus não olha para o pecado simplesmente, mas está interessado na conversão do ser humano. O amor de Deus derramado em nossas almas, precisa ser dispensado aos outros. Ninguém guarda algo de bom para si mesmo, pois o bem é difuso e, sendo assim, precisa necessariamente ser difundido. No Evangelho, Pedro tem a lógica matemática, ou seja, quantas vezes se deve perdoar. Jesus, todavia, tem a lógica da misericórdia, quer dizer, quantas vezes forem necessárias. Pois o perdão constrói um mundo melhor. As pessoas não exigem além daquilo que elas mesmas podem dar. Os depressivos entender que há uma luz. As pessoas não se desesperam diante de um vírus, pois entender que de qualquer maneira vão morrer um dia. A sociedade humana se torna mais humana quando deixa o divino ser base de se agir.

Saibamos reconhecer que Deus nos perdoou mesmo sem que merecêssemos. Assim, fica mais fácil perdoar nossos semelhantes, mesmo quando eles não merecem nossa compaixão. É preciso olhar para o salmo que afirma que Deus tem compaixão, guia nossos caminhos, dirige os nossos passos. Compaixão porque quer ser nosso amigo. Guia nossos caminhos, ao enviar seu Filho que é “o caminho a verdade e a vida”. E dirige nossos passos por meio dos ensinamentos de seu Cristo.

Padre Kennedy dos Santos Ferreira
Pároco da Paróquia Santa Luzia
Formosa-GO

Leituras: Dn 3,25.34-43 / Sl 24 (25)