24.7 C
Formosa
sexta-feira, 3 maio, 2024 - 09:27 AM
Início Homilias Evangelho NO HOJE (19/10/2019) – Lucas 12,8-12

Evangelho NO HOJE (19/10/2019) – Lucas 12,8-12

Reflexão do evangelho de hoje com o Pe. Fláunei Alves

1931
0
Sábado da XXVIII Semana do Tempo Comum

Evangelho – Lucas 12,8-12

Nem todo pecado pode ser perdoado!

Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado (Lc 12, 10). Esta frase ocupa exatamente o versículo central do evangelho que hoje nos propõe a liturgia. Sem sombras de dúvidas é muito forte saber que existe um pecado que não será perdoado, blasfemar contra o Espírito Santo, e quem nos certifica isso é propriamente Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mas como entender realmente em que consiste este pecado? Já que aparentemente não existe perdão para este tipo de falta, melhor saber do que se trata, para evitarmos cair em tão grande erro. Seria coerente dizer que para o pecado em questão existe uma limitação da Misericórdia Divina? Mas como poderia ser limitada a Misericórdia de Deus que é Infinita?

Primeiro devemos deixar claro em nossas mentes que a Misericórdia de Deus é Infinita, ou seja, ilimitada. A ação onipotente de Deus chega em todos os lugares e em todos os tempos. Mas também é verdade que o modo de agir de Deus não muda. Nosso Deus respeita nossa liberdade, com a qual foi e é criado todo ser humano. “No princípio Deus criou o homem, e o entregou ao seu próprio juízo” (Eclo 15,14), assim entendemos que ao criar o homem com liberdade, Deus permite que este mesmo homem possa decidir receber auxílios divinos ou rejeitá-los.

Desta forma, blasfemar contra o Espírito Santo é não aceitar a ação da Misericórdia Divina atuar em nós. Este tipo de atitude é típico de quem nega, rejeita, toma posicionamento contra a fé cristã, cometendo o pecado de apostasia. Este é exatamente o pecado contra o Espírito Santo. Um apóstata é aquele que deixa de acreditar no poder de Deus, até mesmo na sua grande misericórdia. E por não mais crer se auto exclui do plano universal de salvação.

Nos dias de hoje, infelizmente são muitos os que abandonam a fé por simples comodismo, por falta de compromisso com os deveres cristãos, por buscar o “caminho largo e fácil” que leva à perdição (cf. Mt. 7, 13-14). Que a Virgem Maria, fiel discípula de Nosso Senhor, interceda a Deus para que aumente nossa fé, ao ponto de jamais nos envergonharmos de nossa condição de cristãos. E uma vez renovados na fé possamos dar o verdadeiro testemunho de Cristo diante dos homens, a fim de que Ele também possa nos testemunhar diante dos anjos de Deus, no reino dos céus.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha

X