Sábado da III Semana do Advento
Evangelho – Lucas 1,39-45

Cristão, sinal da presença de Deus!

Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (Lc 1, 43), esta foi uma das frases que Isabel dirigiu à Virgem Maria ao se alegrar com a presença de Nossa Senhora em sua casa. Certamente Isabel ficaria muito contente com a visita de sua prima, Maria Santíssima, principalmente nos últimos meses de gestação, daquela “que é tida por estéril” (Lc 1, 36) e já era “de idade avançada” (Lc 1, 7).

Entretanto, neste dia, conforme o relato do Evangelho deste Sábado, a visita de Maria à sua prima Isabel teve um caráter muito especial. Tão importante foi esse momento que ficou registrado no Evangelho de Lucas. O Papa Urbano VI, no ano de 1389, reservou uma data no Calendário Romano para celebrarmos de modo festivo à Visitação de Nossa Senhora, celebrada todos os anos, no dia 31 de maio. A Visitação de Maria à sua prima Isabel também é lembrada por todos os católicos quando, ao rezar o Santo Rosário, contemplam os mistérios gozosos.

Todo reconhecimento dado exatamente à essa Visitação tem seu significado descrito pelos mesmos lábios de Isabel: “Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre” (Lc 1, 44). Se até “o monte Sinai estremecia na presença do Deus de Israel” (Sl 67, 9), como não estremeceria João Batista no ventre de Isabel ao sentir a presença do Menino Jesus levado no ventre de Maria? Também o fato de Isabel ter ficado cheia do Espírito Santo assim que escutou a saudação da Virgem Maria (Lc 1, 41) nos ajuda compreender a viva presença de Deus junto à Nossa Senhora, pois ela levava no seu ventre o próprio Filho de Deus.

Deste modo entendemos que ao receber Maria Santíssima nos encontramos com Deus. E se queremos encontrarmos com Nosso Senhor Jesus Cristo, basta irmos ao encontro da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa! Assim também deve ser a vida de todo cristão, ser sinal vivo da presença de Cristo, a tal ponto que muitas pessoas possam saber que Deus existe pela vida de cada um que se diz cristão!

Que Nossa Senhora Imaculada Conceição, interceda a Deus por todos nós, para que neste tempo favorável do Advento, em que Deus vem ao nosso encontro, possamos não somente recebe-Lo, mas levá-Lo a todas pessoas, por meio de uma verdadeira vida de fé, expressão da presença de Deus em nós.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha