28.5 C
Formosa
quinta-feira, 25 abril, 2024 - 11:34 AM

IV Domingo do Advento

-

Pela Serva o Senhor se fez servo para salvar a nós os pecadores

Na encarnação do Verbo convergiu um manancial de santidade. A santidade de Maria, com toda a pureza de sua alma, prometida em casamento. José, homem justo, todos implicados no grande mistério da manifestação humana de Deus em Jesus. Que tem sua origem divina, mas quis em Maria e por ela ter também uma origem humana. Jesus não é um fantasma, por Maria Ele assumiu a nossa carne humana, se fez um de nós exceto no pecado (cf. Hb 4, 15).

Num primeiro momento temos a impressão que Maria foi apenas passiva diante de tão grande mistério. Mas não! Ela respondeu com generosidade à ação de Deus na sua vida, porque não é próprio de Deus violentar a liberdade de ninguém. “Ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo” (Mt 1, 18). Por isso, mais que merecido a aplicação a Maria do título de “Esposa do Espírito Santo”.

Pelo Espírito Santo Deus esposou Maria, tornando-a a mãe do seu Filho. Pelo sim de Maria Jesus esposou a humanidade, trazendo-lhe o dom da salvação. Por Maria nos veio o Salvador, “Emanuel, que significa: Deus está conosco” (Mt 1, 23). E pelo Salvador, Jesus Cristo, nos veio a salvação. De Maria o Salvador, do Salvador a salvação. Porque somente Deus que se fez homem pode nos salvar, os homens que se fazem deuses não tem poder para salvar nem a si mesmos.

Através da “Serva do Senhor”, a Virgem Maria, Aquele que é Senhor, Jesus Cristo, se fez servo de toda a humanidade: “Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens” (Fp 2, 6-7). Pela Serva o Senhor se fez servo para salvar a nós os pecadores. O Criador nasce da criatura, para que a criatura, pela graça, pudesse novamente nascer para o seu Criador.

Assim, o mistério da encarnação, que se realiza em Maria, se desenrola num duplo movimento. De um lado o rebaixamento de Deus que se fez homem, do outro, a elevação da criatura que agora pode participar da vida divina pela graça do Senhor que se fez Servo – Jesus Cristo.

Antes que o Senhor se fizesse Servo, Emanuel, Deus conosco, Deus quis contar com o assentimento da sua criatura predileta – a Virgem Maria. Foi preciso que Ela primeiro se fizesse Serva do Senhor: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Nisto a Virgem Maria caminha em plena sintonia com Seu Filho, ela sendo criatura se fez serva, Ele sendo Senhor se fez servo, para ser Emanuel – Deus conosco.

Portanto, o mistério da encarnação é o resultado do esponsalício que Deus faz de Maria pela ação do Espírito Santo, que termina com o Verbo esposando toda a humanidade para salvá-la. De modo que o Menino Deus vindo a nós por Maria é a última e definitiva palavra de Deus dirigida a humanidade: “Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por meio do Filho” (Hb 1, 1).

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos
Formador do seminário maior N. S. de Fátima
Brasília – DF

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X