Diocese de Formosa-GO

20.9 C
Formosa
sexta-feira, 10 abril, 2020 - 00:27 AM

Evangelho NO HOJE (22/02/2020) – Mateus 16,13-19

-

Sábado da 6ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 16,13-19

Festa da Cátedra de São Pedro – Sábado 

Neste sábado, a Liturgia nos convida a celebrarmos, de modo festivo, a Festa da Cátedra de São Pedro. Entretanto, somente vamos celebrar bem esta festa se entendermos o verdadeiro significado presente nesta celebração. Desde já, não devemos reduzir toda grandiosidade desta festa em um simples olhar para o significado da palavra “cátedra”, que se entende por assento ou cadeira. É lógico que a Igreja não nos propõe uma festa da cadeira, isso seria ridículo.

Devemos buscar uma compreensão um pouco mais profunda. Cátedra é o lugar exclusivo onde senta o bispo, e que está situada na Igreja mãe da diocese, por isso, essa Igreja recebe o nome de catedral. É desse lugar, da cátedra, que o bispo pastoreia e orienta a parcela do povo de Deus. Deste modo, a festa de hoje nos faz recordar a autoridade que tem o bispo em ensinar o evangelho, exercendo assim seu magistério episcopal, como verdadeiro sucessor dos apóstolos.

Toda essa autoridade, que tem os bispos, foi entregue por Nosso Senhor Jesus Cristo,  e confiada exatamente à pessoa de Pedro, como o Evangelho de hoje nos relata: “Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus” (Mt. 16, 18-19). O Apóstolo São Pedro foi o primeiro a receber tão grande responsabilidade de governar a Igreja que Nosso Senhor Jesus Cristo construiu. E os primeiros cristãos reconheceram em São Pedro essa missão que lhe confiou o próprio Senhor. São Pedro viveu seus últimos anos em Roma, e de lá ele instruía os cristãos, como também foi em Roma que derramou seu sangue por Cristo e aí foi sepultado.

O túmulo de São Pedro encontra-se exatamente debaixo do altar central da Basílica de São Pedro, onde atualmente está a “Cátedra de Pedro”, grande símbolo da Festa de hoje. São Pedro foi sucedido por outros tantos homens que assumiram a mesma missão deixada por Cristo, e que ao longo dos tempos foram conhecidos como papas. Hoje, o Papa Francisco ocupa esse posto, pois é  sucessor de São Pedro.

A festividade de hoje, mais do que uma memória histórica, é uma ocasião para renovar nossas orações por nosso Papa Francisco e por nossa Igreja, que a cada dia sofrem duros e injustos ataques. É também um dia oportuno para renovar nossa fé nas palavras de Nosso Senhor Jesus, pois nos garante que nem mesmo os poderes infernais poderão vencer essa Igreja que Ele fundou (cf. Mt. 16,18). Que no dia de hoje, todos nós possamos elevar nossas vozes aos céus, em piedosas orações, pedindo especialmente pela poderosa intercessão de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, para que continue suplicando à Deus por cada um de nós, que somos membros do corpo místico de Cristo (I Cor. 12,27), que é a Igreja.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: 1Pd 5,1-4 / Sl 22 (23)
Evangelho: Mt 16,13-19

Diocese de Formosa-GO
Diocese de Formosa-GOhttp://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

Mensagem de Páscoa – 2020

Amada Família Diocesana, Irmãos e irmãs de tantos lugares, Feliz e Santa Páscoa! A solidão silenciosa que se abateu sobre o mundo será vencida com o esplendor...

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

“Santíssimo...apagou nossos pecados e sua ressurreição nos trouxe vida nova”. Com esta procissão de hoje iniciamos, em comunhão com toda a Igreja, a celebração da...

Alteração no clero da Diocese de Formosa

No último dia 31 de março o Rvmo. Srº Pe. Raifran Rego de Souza, até então Pároco da Paróquia São Sebastião em Vila Boa-Go,...

Evangelho NO HOJE (04/04/2020) – João 11,45-56

Sábado da 5ª Semana da Quaresma Evangelho – João 11,45-56 “Invoca-me, e te responderei” Os primeiros dias do mês de abril deste ano certamente serão inesquecíveis, não...

Mais visitadas

Últimos comentários

X