Sexta-feira da XXXIII Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 19,45-48
Como participar bem da Santa Missa
Dileto filho! Você tem participado intensamente da Santa Missa? Ultimamente a forma de rezar tem-se variado muito. Não poucas as vezes enxergamos as pessoas, nas Santas Missas, louvando, rezando em grande júbilo com as mãos erguidas, recitando cânticos que exaltam as maravilhas do Criador. Estas manifestações e outras mais são formas de oração. Jesus Cristo nos ensina a rezar na Santa Missa, na Igreja: “‘Minha casa será casa de oração’” (Cf. Lc 19,45-48). Você já rezou cantando?
O cântico da Santa Missa é um momento muito forte em que nosso espírito se eleva através da melodia. O nosso espírito canta os louvores divinos permitindo que nosso corpo, num compasso misterioso, também entra neste mistério da oração. Rezando nós nos tornamos novos.
No Século V Santo Agostinho já orientava os seus a se entregar no cântico e ser uma nova pessoa: “Despojai-vos da velhice; conhecestes um cântico novo! Novo homem, nova aliança, novo cântico. O cântico novo não pertence aos homens velhos. Somente o aprendem os homens novos, renovados da velhice pela graça e já pertencentes à nova aliança, que é o reino dos céus. Por ele anseia todo o nosso amor e canta um cântico novo. Cante o cântico novo não a língua mas a vida” (Dos Comentários sobre os Salmos, Liturgia das Horas).
O bispo de Hipona, filósofo Santo Agostinho, segue dizendo que se precisa cantar para Deus. É para Ele nosso louvor, ação de graças: “Cantai-lhe um cântico novo, cantai bem para ele! Alguém pergunta como cantar para Deus. Canta para ele, mas não cantes mal. Ele não quer que seus ouvidos sejam molestados. Cantai bem, irmãos”.
Deste modo, caro filho, ao ir para a Santa Missa vá tendo consciência que está indo por causa de Deus: cante, cante e cante! Louve a Deus por tudo que você tem, principalmente pela sua vida. Erga teus braços em súplicas e agradecimentos. Chore! Pode sim. Chore cantando as maravilhas que Deus tem feito na sua vida. Assim, ao ir à Santa Missa deixe o velho homem em casa e se vista do novo que reza cantando: “‘Minha casa será casa de oração’” (Cf. Lc 19,45-48). Assim seja! Cantai. Reze com a mais nobre melodia que seu corpo conseguir.