Sábado da XXXIII Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 20,27-40

Ter um olhar no Céu!

O autor da Carta aos Hebreus diz que “a Palavra de Deus é viva” (Hb 4, 12) e por esta característica é possível dizer que ela é também nova e sempre atual. O evangelho que a liturgia deste sábado nos apresenta pode demonstrar quão atualizada é a Sagrada Escritura, pois traz para nossa reflexão a passagem da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo em que Ele estava em um diálogo com alguns saduceus, que não acreditam na ressurreição.

Este Evangelho parece fazer uma leitura da sociedade de hoje, em que muitos poderiam até ser identificados como saduceus da pós-modernidade, porque deixaram de manter a crença na ressurreição devido a forte influência do materialismo, que é uma das características de nosso tempo, cada vez mais ateu, pois grande parte da nossa sociedade não mais expressam a fé em Deus e em suas obras divinas.

Mas no Evangelho de hoje, Nosso Senhor deixa bem claro em suas palavras que “os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, […] não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram” (Lc 20, 35-36). Diante da certeza da ressurreição que é garantida pelo próprio Filho de Deus, que venceu à morte ressuscitando ao terceiro dia, todos os cristãos devem renovar à fé na ressurreição, a fé em nosso Deus, que é Deus dos vivos e não Deus dos mortos como também nos disse Jesus Cristo no Evangelho de hoje (cf. Lc 20, 38).

Por isso, nossa vida de discípulos de Cristo deve ser sempre com os olhos voltados ao céu, nosso grande objetivo, nossa pátria futura, pois embora vivemos neste mundo não pertencemos a esta realidade terrena, “somos cidadãos dos céus” (Fil 3, 20). Todos nós cristãos devemos trilhar nosso caminho “rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo” (Fil 3,14). Não permitamos que as adversidades deste mundo obscureçam nosso olhar de fé. Olhe, olhe mais longe, além do mundo, voe pro céu” já dizia a bela canção de Celina Borges.

Que Maria Santíssima interceda à Deus por nós, para que alcancemos a graça da ressurreição, obter o prêmio da vida eterna, que é o céu, “onde Cristo está sentado à direita de Deus” (Col 3,1).

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha