21.5 C
Formosa
segunda-feira, 29 abril, 2024 - 22:19 PM

Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

-

“Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado” (Lc 23, 42)

Celebrar a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do universo, é reafirmar a sua soberania sobre toda criatura, porque o seu reino é universal, eterno e santo. De modo que o seu reinado é de natureza completamente diversa dos reinos deste mundo, seja por sua amplitude, seja por sua duração, seja por sua natureza.

Primeiro o Reino de Cristo é universal, ou seja, abrange a totalidade da Criação. O que significa que toda a realidade criada está sob a soberania de Jesus Cristo. Embora, entre estas há homens, regimes políticos e forças ocultas que se rebelam e se opõem contra o Seu reinado.

Em segundo lugar o reinado de Jesus Cristo é eterno, existe deste toda a eternidade e nunca terá fim, Ele é o Alfa e Ômega. Desde sempre Jesus vive em plena comunhão com o Pai e com o Espírito Santo, num reino de comunhão, amor e serviço.

Em terceiro lugar, enquanto os reinos deste mundo são caracterizados pela dominação, pela corrupção, pela violência, pela ambição e pela consecução dos fins terrenos. O reino de Jesus Cristo é “o reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz” (Prefácio da solenidade). Um reino caracterizado pelo serviço, cujo fim é a eternidade. O reinado de Jesus Cristo não se confunde, pois, com nenhum sistema político ou econômico, antes, os precedem e os ultrapassam.

Para tomar parte no seu reino não se requer um status político, econômico ou social, mas uma abertura teologal – Fé. Como se pode ver no ato de fé do bom ladrão que, pela fé, consegue ver em Jesus Cristo muito além do crucificado que está ao seu lado: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado” (Lc 23, 42). Diferentemente dos chefes, dos soldados e do outro ladrão que zombavam de Jesus, colocando uma condicional: “Salve-se a si mesmo, se, de fato…” (Lc 23, 35), um dos malfeitores se abre à graça da fé se dirige ao Crucificado como Jesus. O que significa reconhecer que através Dele Deus salva, isto é uma realidade e não uma possibilidade: em Jesus Cristo somos salvos.

Aquele que até então era um malfeitor, certamente, fora outrora servidor de um outro reino: o da violência, da mentira, do roubo, do engano. Mas agora diante de Jesus manifesta seu desejo de participar de outro reinado – o de Jesus Cristo. O Senhor lhe promete satisfazer o seu desejo: “ainda hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43).

Estará no Paraíso celeste, no reino eterno de Jesus Cristo, aquele que já aqui, em meio as tribulações deste mundo, ousou estar com Ele na hora da Cruz. Na verdade o antigo malfeitor começa a entrar no reinado de Jesus Cristo quando foi capaz de reconhecer que o Crucificado é Jesus, salvação que vem de Deus.

Portanto, o reinado de Jesus Cristo sobre nossa vida, sobre o mundo, começa quando aderimos a Ele pela fé. Jesus, ao encarnar-se, entra no reino dos homens pecadores, para que nós, os pecadores, tenhamos a possibilidade de entrar no seu reino celeste. Entrar no seu reino consiste em entrar com Ele na sua estreita obediência à vontade do Pai. Por isso Ele nos convida a rezar: “Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade…”. Porque entramos no Reino de Jesus Cristo quando procuramos em tudo fazer a sua vontade.

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos
Formador do seminário maior N. S. de Fátima
Brasília – DF


Leituras: IISm 5,1-3 / Sl 121 (122) / Cl 1,12-20
Evangelho: Lc 23,35-43

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X