Quarta-feira da Oitava da Páscoa
Evangelho – Lucas 24,13-35

No Evangelho de hoje, o Ressuscitado se põe a caminho de Emaús com dois discípulos desanimados, que voltam para casa, após a morte de Jesus, deixando de lado a missão outrora confiada a eles. Hoje, Jesus se revela ressuscitado de duas maneiras: Na Palavra e na Eucaristia. Que maravilha! As duas mesas que comungamos na Santa Missa é revelada hoje aos discípulos, como a dizer: estarei convosco sempre cada vez que entrar em comunhão comigo auscultando as Sagradas Escrituras e adorando e comungando a Santa Eucaristia!

Jesus está vivo na Palavra! Jesus está vivo na Eucaristia! E como os Discípulos de Emaús, podemos reagir assim: com a Palavra: ” Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” Sim, Senhor, queime nosso coração pelo poder de tua Palavra e nos converta. Queremos ser mudados pelo poder da tua Palavra! Que ela seja de fato lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho!
E a outra reação diante da Eucaristia, é permitir que nossos olhos se abram de fato e possamos reconhecer Jesus de verdade na hóstia consagrada! Mas para isso, precisamos convidá-lo a entrar em nossa casa, até insistir, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde, e a noite vem chegando!”

Essa é uma das mais belas orações bíblicas que conheço: Fica comigo, Senhor! A noite vem chegando, não permita que a escuridão se aproxime de mim e me afaste de seu caminho. Só tu és a luz no meu caminho! Que as trevas se dissipem, que a cegueira não me consuma! Quero estar em tua presença, Senhor! Fica comigo! Como reza São Pio de Pietrelcina, “preciso da tua presença para não te ofender. Sabes quão facilmente sou fraco e te abandono, preciso de ti para não cair”!

Que a Palavra de Deus seja luz para seus passos e a Santa Eucaristia seja o alimento que te fortaleça na caminhada rumo ao céu.
Deus te abençoe sempre!

Padre Joaquim Régis Filho
Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos de Goiás-GO

Clique aqui e veja o Evangelho do dia