25.2 C
Formosa
terça-feira, 16 abril, 2024 - 13:22 PM

Evangelho NO HOJE (25/04/2020) – Marcos 16,15-20

-

Sábado da 2ª Semana da Oitava da Páscoa
São Marcos, Evangelista – Festa

Evangelho – Marcos 16,15-20

“Ainda há muito que fazer”

A Liturgia de hoje nos convida a celebrarmos de modo festivo ao evangelista São Marcos. Esta celebração alcança uma importância ainda maior por fazer parte do tempo pascal, onde todos os discípulos de Cristo são chamados a serem verdadeiros anunciadores da graça salvífica que recebemos pela gloriosa Ressurreição de Nosso Senhor Jesus. Até mesmo, a leitura do Evangelho proposto para hoje recorda a missão que Jesus nos deixou antes de subir aos céus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

São Marcos, um dos discípulos de Cristo e companheiro de viagens missionárias de Barnabé e Paulo, serve de inspiração para assumirmos nossa responsabilidade no anúncio de Nosso Senhor Jesus em toda parte, onde quer que estivermos e para todos que conhecemos. O primeiro anúncio que devemos dar, certamente deve ser com o nosso testemunho de vida. São Marcos ao escutar as palavras de Nosso Senhor se converteu tornando-se um dos seus discípulos. A Tradição afirma que a Santa Ceia e o Pentecostes aconteceram na casa de São Marcos. Também conhecemos pela Tradição da Igreja que São Marcos deu seu testemunho de fé em Jesus Cristo entregando sua própria vida em martírio no Egito, na cidade de Alexandria.

O anúncio do Evangelho também deve ser pela proclamação das palavras, ensinamentos e obras de Nosso Senhor Jesus Cristo. São Marcos também desempenhou bem essa função anunciando a Palavra de Deus em Alexandria e Chipre, bem como deixando seus escritos, hoje conhecido como “Evangelho de São Marcos”, que serviram de evangelização em todo mundo e continuam como instrumentos de propagação da fé nos dias atuais.

Mais do que fazer com que o Evangelho chegue a toda criatura, Nosso Senhor Jesus quer que todos sejam salvos pela fé (Cf. Mc 16,16) que nasce por meio da evangelização. Com isso, nossa responsabilidade adquire maior importância. Não devemos desanimar nem nos acomodar, pois há muito que fazer, pois todas as pessoas que conhecemos precisam verdadeiramente crer em Jesus para serem salvas.

“Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” (I Cor 9,16), que estas palavras de São Paulo sejam também incentivos para realizamos com eficacia nossa missão de evangelizadores. Hoje, por causa dessas incertezas geradas pela pandemia, mais do que nunca tem alguém que precisa desse anúncio de salvação, dessa palavra de esperança, precisa de Deus. Que Nossa Senhora nos ajude, por meio de Sua Poderosa Intercessão, para que a fé em Nosso Senhor Jesus chegue a todos por meio da nossa simples colaboração na evangelização.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha


Leituras: 1Pd 5,5-14 / Sl 88 (89)
Evangelho: Mc 16,15-20

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X