Quinta-feira da XVI Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 20,28-20

Servir e não ser servido!

O convite de Jesus aos dois irmãos no evangelho de hoje e, portanto, a cada um de nós é claro: Servir! Colocar-se à disposição de Deus e do outro no amor. Isso nem sempre é simples ou fácil. Exige de nós o despojamento, esvaziamento constante, humildade e renovada disposição interior. Acontece que a vaidade, o orgulho, a necessidade de aparecer, o desejo de sentir-se importante, o desejo de superioridade, auto-afirmação, reconhecimento pelo bem praticado e outras realidades também nos acompanham. Há que resistir a esta tentação e superar a superficialidade na vida cristã.

Jesus convida-nos a “ beber o cálice” que Ele tomou! Significa participar de sua vida, suas escolhas e suas consequências. Sabemos que Jesus encontra na morte e ressurreição o cumprimento de sua missão e entrega absoluta a vontade de Pai. Em cada momento da vida, nos pequenos gestos de amor-doação, no acolhimento da vocação, no trabalho de cada dia, no perdão, na caridade feita ao irmão, na paciência praticada, na oração, na missa que participamos, na superação dos nossos limites e fraquezas etc… vamos bebendo do cálice com Jesus. Aprender que o exercício da autoridade e do poder é serviço e nunca dominação que subjuga e fere o outro.

Um caminho assim não podemos fazer sozinhos, é preciso pedir ajuda: Vem, Espírito Santo! Pedir a sua presença constante. Que nos faça reconhecer o olhar de Jesus cheio de amor. A capacidade de escutar mais a Deus que a nós mesmos. O necessitado a quem devemos servir por amor. Servir por amor e no amor!

Que Deus nos ajude a percorrer o caminho de humildes servidores do Senhor, a exemplo de Jesus e São Tiago, apóstolo, que morreram para servir e redimir a humanidade.

Prossigamos, vida que segue!

Pe. Pedro Nogueira da Silva Filho
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Água Fria de Goiás