Quarta-feira da XVI Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 13,1-9

No Evangelho de hoje Jesus nos chama a atenção para as sementes que são semeadas em alguns tipos de terreno, com o objetivo de produzir frutos. Mas dependendo do terreno, elas não têm condições de produzir nada. Algumas caem a beira do caminho; outras em terreno pedregoso; outras em meio dos espinhos; enfim, outras caíram em terra boa. Essas sim produziram frutos em abundância.

Jesus conta essa parábola para fazer com que os seus discípulos compreendam e se questionem qual tereno eles são. O terreno é o coração de cada um que precisa ser terra boa, adubada, fértil para que a Palavra anunciada pelo Mestre encontre acolhida, e possa produzir conversão, vida nova a quem a acolher dentro de si, permitindo que Ela ecoe no mais íntimo de cada um, como uma voz que transforma a vida de quem ouve.

O básico desta parábola é questionar qual terreno temos sido. Tenho preparado o terreno da minha alma para escutar a Palavra de Deus diariamente, e permitido que essa Palavra crie raiz em mim, gerando vida nova? Você que tem tido a graça de meditar o Evangelho de cada dia, Palavra viva de Deus, tem permitido que essa Palavra gere vida nova, gere gestos e ações novos, enfim tem deixado que a Palavra te converta?

Hoje é dia de deixar-nos inquietar. A Palavra de Deus deve ser lâmpada para meus pés e luz para meu caminho! Ela deve iluminar os passos de quem a ouve, permitindo que só ande nos caminhos que a mesma Palavra ensina e que nos desviemos dos atalhos e desvios que a Palavra revela que não podemos andar.

O caminho apontado como porta estreita, caminho árduo a seguir, caminho de cruz, mas é o verdadeiro caminho da felicidade. Os outros caminhos fáceis, largos, que o mundo oferece, não traz felicidade completa. Há sempre um vazio interior, procurando ser preenchido. Somente Deus pode preencher esse vazio do coração do homem!

Jesus se revela como o caminho para o Pai. Somente preenchidos por Ele, seremos de fato felizes! Entregue seu caminho a Deus! Se descobrires hoje que o terreno do seu coração está seco, como terra ressequida; se sente que está cheio de espinhos, que sufocam a semente do Amor Verdadeiro; ou se está em direção à beira das estradas, permita hoje que o Espírito Santo mexa e remexa na terra que é sua alma! Permita que Ele adube bem, para que Jesus possa lançar hoje a semente de sua Palavra e ela possa, de verdade, produzir fruto cem por um, te transformando num homem novo, numa mulher nova, renovados pelo poder da Palavra de Deus, que é como espada de dois gumes, que ao penetrar divide tudo: o que é de Deus permanece, o que não é, será jogado fora!

Deus te abençoe sempre!

Padre Joaquim Regis Filho
Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão em São Domingos – GO

Clique aqui e veja o evangelho de hoje