21.1 C
Formosa
sexta-feira, 19 abril, 2024 - 01:18 AM

Evangelho NO HOJE (26/02/2020) – Mateus 6,1-6.16-18

-

Quarta-feira de Cinzas
Evangelho – Mateus 6,1-6.16-18

“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o vosso coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus”. (Jl 2, 12-13)

Esta celebração de hoje, da Quarta-feira de Cinzas, marca para nós o início do Tempo Quaresmal. Tempo de penitência, reconciliação e conversão, em que somos chamados a assumir com seriedade e respeito esse tempo de graça. Por isso mesmo São Paulo nos exorta hoje na Segunda Leitura: “Nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus”. (2 Cor 6,1). É a graça de Deus que se derrama em nós para que possamos estar bem preparados para a Páscoa.

Caríssimos, hoje na Santa Missa recebemos a imposição da cinza. E qual o significado desse gesto belíssimo? Cobrir-se de cinza nos leva a recordar a penitência e o arrependimento. Na imposição da cinza, o sacerdote traça uma cruz sobre a fronte dos fiéis, enquanto repete as palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar”, para nos recordar que nosso lugar definitivo é o Céu.
Para alcançarmos a graça de uma sincera conversão e um lugar no Céu, precisamos com toda sinceridade clamar ao Senhor como o Salmista: “Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!” (Sl 50, 3-4). É tempo de conversão, é tempo de reconciliação com Deus e com os irmãos. Escutemos com os corações abertos a exortação de São Paulo: “Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus” (2 Cor 5, 20b).

No Evangelho de hoje, Jesus nos apresenta as três grandes práticas penitenciais: esmola, oração e jejum. Essas práticas nos ajudam a alcançar as graças necessárias para uma autêntica conversão e uma vida santa; isso se de fato forem feitas de coração sincero e não apenas como meros atos exteriores. Jesus nos exorta: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles”. (Mt 6, 1). E ainda o Profeta Joel: “Agora diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o vosso coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus”. (Jl 2, 12-13). Não sejamos hipócritas em nossas práticas quaresmais; rasguemos os nossos corações e deixemos a graça agir de dentro para fora. Já diz um ditado antigo: “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”. Comecemos com a conversão do coração! Que as práticas quaresmais nos aproximem cada vez mais de Cristo. O Papa Emérito Bento XVI nos ensina: “Através das práticas tradicionais do jejum, da esmola e da oração, expressões do empenho de conversão, a Quaresma educa para viver de modo cada vez mais radical o amor de Cristo”.

Que esta celebração de hoje seja para nós um verdadeiro início de um processo sincero de conversão. Perguntemo-nos a nós mesmo hoje: O que em minha vida precisa ser mudado? Quais os meus maiores vícios e fraquezas? Preciso aprender a amar mais a Deus? Tenho que criar o hábito da oração e do jejum? Preciso amar e perdoar mais os meus irmãos? Preciso ser mais caridoso e prestativo? Preciso deixar de fazer fofocas e levantar falso testemunho? Examinemos nossa consciência diante da cinza que recebemos hoje e assim alcançaremos a conversão sincera do coração e colocaremos em prática os ensinamentos do Santo Evangelho, lembrando sempre que somos pó e ao pó haveremos de voltar.

Peçamos a intercessão da Virgem Imaculada Conceição, para que rogue junto ao Seu Filho Jesus por cada um de nós, pobres pecadores, e digamos hoje com todo fervor e confiança a Deus: “Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido”. (Sl 50, 12). Sejamos fortes nesse tempo quaresmal, pois assim como Jesus sofreu tentações no deserto, nós também passaremos por esse tempo de deserto quaresmal sujeitos às tentações. Escutemos a Palavra de Deus que nos diz: “Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, fortes na fé” (1 Pd 5, 8-9a).

Assim seja!

Padre Carlos de Souza Neves
Pároco da Paróquia São João Batista
Divinópolis de Goiás


Leituras: Jl 2,12-18 / Sl 50 (51) / 2Cor 5,20-6,2
Evangelho: Mt 6,1-6.16-18

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X