26.7 C
Formosa
segunda-feira, 29 abril, 2024 - 19:36 PM

Evangelho NO HOJE (29/01/2020) – Marcos 4,1-20

-

Quarta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum
Evangelho – Marcos 4,1-20

“Sede cumpridores da Palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos”. (Tg 1, 22)

Ontem celebramos a Memória do “Doutor Angélico“ Santo Tomás de Aquino. Este grande santo nos ensina em sua obra Summa contra Gentiles”, III, 37 que: “Ultima hominis felicitas est in contemplatione veritatis” [A suma felicidade do homem encontra-se na contemplação da verdade]. E podemos nos perguntar diante da realidade do mundo secularizado e relativista em que vivemos: Onde encontrar a verdade? A resposta é simples: em Deus que se manifesta a nós através de Sua Palavra Salvadora.

No Santo Evangelho da liturgia de hoje, Jesus em sua infinita sabedoria nos ensina através da parábola do semeador. Sabemos bem que a semente é a Palavra de Deus e os terrenos são as situações em que se encontram o coração dos homens. Como é triste ver a tantos que ignoram a Palavra de Deus e ainda alguns que a ouvem, mas não são ainda capazes de colocá-la em prática. São Jerônimo diz que “Com efeito, ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo!”; precisamos fazer um esforço ainda maior para abraçarmos a Cristo inteiramente que se manifesta a nós, pobres pecadores, através de Sua Palavra, dada ao homem nas Sagradas Escrituras para que recebam as luzes para uma vida de santidade e busca da perfeição em Deus.

São Paulo traz-nos bem claro que: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra”. (II Tm 3, 16-17). Assim sendo, deixemos ser lapidados por essa Palavra; sejamos como um bom terreno que acolhe a semente lançada por Deus e produz muitos frutos. Não podemos permanecer estagnados como meros ouvintes, mas praticarmos com fé e amor ao que Deus nos pede. Sabemos o quanto as vozes (palavras) deste mundo nos sufocam, assim como a semente que cai nos espinhos e ao nascerem são sufocadas. Ainda tantas vezes o Maligno tenta tirar a Palavra semeada em nossos corações. E por vezes não deixamos a Palavra se enraizar em nossos corações, pois estes ainda são duros como um terreno pedregoso.

Mas nem tudo está acabado! Deus é Amor e vem insistentemente ao nosso encontro para nos trazer a salvação; abramos o nosso coração a Ele e poderemos cantar como o Salmista: “De todo o coração eu Vos procuro; não permitais que eu me aparte de Vossos mandamentos. Guardo no fundo do meu coração a Vossa Palavra para não Vos ofender” (Sl 118, 10-11).

Façamos um caminho novo diante da Palavra de Deus hoje. Ainda estamos sendo espectadores; vamos fazer parte dessa belíssima história de amor que Deus escreveu para nós. É preciso ação! A Palavra de Deus deve nos impulsionar desde às entranhas do nosso coração até a realização das nossas obras, e que sejam obras de Vida Eterna. Vejamos só o que nos exorta Sua Santidade, o Papa Francisco: “A Palavra de Deus faz um caminho dentro de nós. Nós a escutamos com os ouvidos e passa ao coração; não permanece nos ouvidos, deve ir ao coração; e do coração passa às mãos, às boas obras. Este é o percurso que faz a Palavra de Deus: dos ouvidos ao coração e às mãos. Aprendamos essas coisas” (Pronunciamento feito durante missa realizada no dia 31 de janeiro de 2018).

Peçamos hoje a Deus, antes que tudo, um espírito simples e humilde para que a Palavra entre em nossos corações e possa dar os frutos que veio para dar. Somos todos chamados a conhecer a Palavra de Deus e colocá-la em prática em todos os momentos de nossas vidas. O Papa Emérito Bento XVI nos diz: “Como é então importante ouvir a Palavra e encarná-la na existência pessoal e comunitária!” Façamos esse pequeno esforço que nos permite produzir bons frutos. Mas pergunte-se a si mesmo hoje: Que tipo de terreno é o meu coração? É a beira do caminho? É o terreno cheio de espinhos? É o terreno pedregoso? Ou já está sendo transformado em terra boa?

Que possamos amar cada vez mais a Palavra de Deus e fazer Dela nosso bem maior; e possamos dizer de todo coração como disse Santa Teresinha do Menino Jesus: “Do Evangelho fiz o meu tesouro mais precioso”. Possa a Santíssima Virgem Maria, Mãe do Verbo Encarnado, ensinar a nós seus pobres filhos a realizar plenamente a vontade do Seu Filho Jesus Cristo! Que as palavras de Maria no Magnificat ressoem sempre em nossos corações: “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1, 38).

Padre Carlos de Souza Neves
Pároco da Paróquia São João Batista
Divinópolis de Goiás


Leituras: 2Sam 7,4-17 / Sl 88 (89)
Evangelho: Mc 4,1-20

Reginaldo Mendonça
Reginaldo Mendonçahttps://diocesedeformosa.com.br/
Criada em 16 de outubro de 1979, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, sufragânea da Arquidiocese de Brasília. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Regional Centro-Oeste da CNBB.

Compartilhe

Últimas publicações

36 anos de vida do Pe. Maycon Zaidan (07/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

34 anos de vida do Pe. Kennedy Ferreira (06/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

40 anos de vida do Pe. João Manoel (05/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

44 anos de vida do Pe. Rodrigo Gutierrez (19/04)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X