Sábado da XXXIV Semana do Tempo Comum
Evangelho – Mateus 4,18-22

O olhar de Cristo

Este dia de hoje tem umas características muito significativas, pois se trata do último sábado e último dia do mês de novembro. Também coincide de ser o último dia do ano litúrgico. E exatamente neste dia, trinta de novembro, celebramos de modo festivo o dia de Santo André, um dos primeiros apóstolos chamados pessoalmente por Nosso Senhor Jesus Cristo. O Evangelho deste sábado nos apresenta justamente o momento do encontro de Nosso Senhor com Santo André e o modo como ele passou a ser um dos apóstolos.

Interessante ressaltar a simplicidade do chamado que Cristo faz aos quatro primeiros apóstolo, dentre eles, Santo André. Com um simples “Segui-me” (cf. Mt 4, 19) Pedro e seu irmão André deixaram tudo e seguiram Jesus. Que grande força de atração tem o olhar, a palavra, a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois ninguém deixa a vida, o trabalho, a família imediatamente por qualquer coisa ou qualquer pessoa. Situação semelhante aconteceu com os outros dois apóstolos narrados no Evangelho de hoje. Por isso todos nós devemos valorizarmos ao máximo nossa vida cotidiana, rotineira, pois Deus se manifesta no mais simples e ordinário de nossa vida.

Uma vez aceito o convite especial de Jesus Cristo, Santo André passou a ter uma vida muito próxima de Nosso Senhor, estando presente em suas pregações, ensinamentos, milagres, etc. Sem sombras de dúvidas o contato mais próximo com o Messias fez com que Santo André pudesse realizar um verdadeiro caminho de conversão e santificação.

Nosso Senhor Jesus Cristo “é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade” (Hb 13, 8), Ele continua a fixar seu olhar em cada um de nós, e sorrindo nos convida a segui-Lo, que possamos imitar a Santo André e passar a ser verdadeiro discípulos de Cristo, nos tornando “outros cristos” em meio de nossa sociedade. Que o seguimento de Jesus Cristo nos ajude a sermos verdadeiros cristãos que se abrem à conversão em busca da santificação. Que Maria Santíssima, fiel discípula de Nosso Senhor, interceda à Deus por cada um de nós.

Que assim seja!

Padre Fláunei Alves Pereira
Em estudos de Direito Canônico na Espanha