Quinta-feira da XXX Semana do Tempo Comum
Evangelho – Lucas 13,31-35

“Deixar-se cuidar por Deus!”

Deus visitou o seu povo. Esta constatação vemos em Jesus, enviado de Deus para salvação do mundo. No cumprimento de sua missão salvadora, buscou acolher a todos, indistintamente. Rompeu as barreiras dos costumes excludentes, enfrentou pelo testemunho e exercício da misericórdia os sábios, entendidos e as autoridades do seu tempo, para em tudo, acolher, curar, restituir a dignidade ferida e salvar.

O evangelho apresenta as dificuldades que Jesus enfrenta para desenvolver a sua missão. Cita Herodes que procura matar Jesus. Por que eliminar Jesus? Quais os perigos que sua mensagem trás para Herodes? O que o acolhimento de Jesus pelas pessoas pode gerar em suas vidas? Acolher Jesus é libertação. É aceitar viver uma vida nova. Jesus é aquele que salva. Salva do egoísmo, individualismo, da indiferença, da maldade que mata e fere. Salva da solidão, pois sua presença gera comunhão. Salva da injustiça e da violência. Sua presença é luz em meio às trevas. Nenhuma estrutura de pecado, injustiça, exclusão e morte resiste à presença do amor e da vida nova que Jesus veio trazer. Ele veio, como nos mostra o evangelho, para “expulsar os demônios e curar!” (cf. Lc 13,32). Sinais evidentes de um novo tempo, onde o mal e as forças do mal já não tem domínio sobre a pessoa humana. Que bom saber que não há maldade humana capaz de mudar os desígnios de Deus. A salvação é Jesus e Ele está no meio de nós.

Domingo passado, a Palavra de Deus nos convidava à vivência da humildade. Humildade na relação com Deus, conosco mesmo e com o próximo. Dizia a mim mesmo e aos meus paroquianos: “É preciso deixar-se cuidar por Deus e pelas pessoas”. Jesus fala da galinha que reúne debaixo de suas asas os pintinhos, usa uma imagem simples e acessível. A galinha que reúne seus filhotes para protegê-los da raposa, que busca ferir, amedrontar e matá-los. Refugiar-se em Deus, eis o convite! Refugiar-se na oração, comunhão sacramental, vida interior, pratica das virtudes, confissão sacramental e direção espiritual, oração do santo terço, meditação da Palavra, prática do bem e do amor. Jesus busca salvar. Agora cabe-nos responder: Queremos ser salvos por Ele?

Que Deus o abençoe sempre!

Vida que segue!

Pe. Pedro Nogueira da Silva Filho
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Água Fria de Goiás