17.7 C
Formosa
domingo, 19 maio, 2024 - 00:21 AM

V Domingo da Páscoa

-

“… vós conheceis o caminho” (Jo 14, 4)

Dada nossa condição de peregrinos neste mundo, sabemos que aqui não temos morada permanente, estamos a caminho. Mas a caminho para onde? Esta é uma pergunta que nem a filosofia, nem as religiões, nem a ciência conseguiram responder. Somente em Nosso Senhor é que podemos encontrar a resposta para tão importante de decisiva questão.

Uma vez que a resposta a esta pergunta não poderia vir de baixo, vir dos homens. Ela somente poderia vir do alto, vir de Deus. Somente Aquele que é Deus, em comunhão com o Pai e Espírito Santo poderia nos indicar o caminho. É nesta perspectiva que hoje Jesus, Nosso Senhor, se apresenta diante dos seus discípulos revelando-lhes a sua profunda identidade “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6).

O Caminho, a Verdade e a Vida que o homem sempre procurou e que muitos ainda continuam a procurar, sem nunca poder encontrar, nos é dado a conhecer em Jesus Cristo, Nosso Senhor. Portanto, a fé cristã católica não é um caminho de ignorância e de incertezas. Pois como nos diz o Senhor: “… vós conheceis o caminho” (Jo 14, 4).

Certo que, como todos os homens, estamos também sujeitos às intempéries e as incertezas transitórias desta vida, aos revesses da história, que por vezes nos angustiam. Contudo, não estamos mais na ignorância no que diz respeito à nossa salvação, ao nosso fim, em Cristo, com a Igreja e com os irmãos, caminhamos para Deus, para as moradas do alto, preparadas para nós desde toda a eternidade.

Com grande confiança nos reconhecemos nesta vida como moradas de Cristo, para que na outra vida Ele seja a nossa morada. Não temos mais porque caminhar sem direção, correndo atrás de ídolos mortos, de falsas doutrinas ou enganados, pensando que nossa existência se resume às agitações e ilusões passageiras desta vida ou a morte tenha a última palavra sobre nós. Temos o Caminho, ou melhor, Ele nos tem, pertencemos a Ele.

Não rejeitemos a Cristo, como muitos tem feito neste nosso tempo de loucura inauditas. Ouçamos a Palavra de Deus que nos diz: “Aproximai-vos do Senhor pedra viva…formemos um edifício espiritual… quem nele confiar não será confundido”. Confundido permanece somente quem rejeita a Cristo para seguir as ondas mundanas. Longe de Cristo tropeçamos, somos envolvidos pela mentira e pelo erro, propagados de forma vultosa e ostensiva em nossos tempos, fazendo os homens duvidarem de tudo quanto é mais sagrado.

Reina em nosso tempo um espírito de iniquidade e de mentira que age propagando a dúvida e a indiferença sob a fé, a Igreja e sua doutrina, sob o matrimônio, sob a vida, sob o próprio ser humano na sua constituição homem e mulher. Um mistério de iniquidade que vem transformando este mundo num mar de pecado e morte. Nosso Senhor que é a verdade que nos liberta de todas estas mentiras, porque Ele nos “chamou das trevas para a sua luz maravilhosa” (IPd 2, 9), quer pelo contrário, estabelecer já neste mundo, em nossas vidas, um reino de Verdade, Vida, graça e salvação.

Por fim, Jesus é a Vida, de modo que longe Dele a vida do homem não passa de uma mera aparência, de uma agitação inútil. Longe de Cristo vamos nos desfigurando, nossa dignidade e se degrada e vamos nos envenenando com toda espécie de vício e pecado. Não estamos na ignorância, pois como nos diz o Senhor: “vós conheceis o caminho” (v. 4). Se nos perdermos de Cristo não foi por ignorância, mas por presunção, obstinação e soberba. Fujamos, pois dos descaminhos, da mentira e da morte. Aproximemo-nos de Cristo Senhor, Caminho para o Pai, Verdade que liberta e Vida imperecível, Vida daqueles que, outrora foram feridos de morte pelo pecado.

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos
Formador do seminário maior N. S. de Fátima
Brasília – DF


Leituras: At 6, 1-7/Sl 32 (33)/IPd 2, 4-9
Evangelho: Jo 14, 1-12

 

Compartilhe

Últimas publicações

O Dom da Fortaleza, um convite à Santidade e ao Martírio

A Diocese de Formosa Goiás e tantas outras celebram solenemente as festividades em honra ao Divino Espírito Santo, nesta última semana, concluindo o Tempo...

60 anos de vida do Diácono Francisco Olegário (13/05)

“Pois aqueles que exercem bem o diaconato conquistam lugar de honra, e também muita coragem na fé em Cristo Jesus”. (1Tm 3,13) Diácono Francisco Olegário...

03 ano de Ordenação Presbiteral do Pe. Kleison (01/05)

“Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem do sacerdócio de Melquisedec”. (Hb 5,6) No dia 01 de maio de 2021, o Padre Kleison Dias...

50 anos de vida do Pe. Adenailton Machado (02/05)

“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos...

Últimos comentários

X