A IGREJA UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA É UNIVERSAL

A Igreja una, santa, católica e apostólica é a autêntica Igreja universal, designação que a Santa Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo ostenta desde o primeiro século com Santo Inácio de Antioquia. Do grego καθολικος (lê-se katholikos) que significa universal. De modo que qualquer outra instituição que se apresente como tal ou é uma farsa ou, no mínimo, tem a intenção de enganar as pessoas, fazendo-se passar por aquilo que não é.

No Brasil a denominação que se apropriou indevidamente deste nome, trata-se de uma fundação humana, cujo fim é intramundano e material, que em nada corresponde à Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, a autêntica Igreja Católica, Universal.

A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo é católica porque sua origem é divina e é a portadora da plenitude dos bens necessários para a salvação. A Igreja é a depositária da fé apostólica. Seu fim é a santificação do homem e a glorificação de Deus, é evangelizar, é levar os homens a Deus pelo anúncio do evangelho e levar Deus aos homens pelos sacramentos e pela Palavra de Deus.

Aquela instituição que usurpou o qualificativo de ‘igreja universal’, não é nem universal, porque não é depositária dos bens salvíficos; nem é propriamente Igreja, porque não tem origem apostólica e pelas razões já aludidas. Apropriar-se de um nome que não nos pertence é artimanha própria de quem quer enganar e confundir os incautos. Ou, no mínimo, falta de criatividade de quem não tem condições sequer de forjar um nome novo.

A Igreja una, santa, católica e apostólica é universal de nome e de fato. Esta é a sua natureza não porque os homens a fizeram assim, mas porque Nosso Senhor a fez assim, dotando-a da plenitude dos bens salvíficos. A Igreja Católica, Universal, não é uma fundação humana é obra de Nosso Senhor Jesus Cristo em favor da salvação dos homens, não se confunde com nenhuma denominação que visa apenas fins terrenos e materialistas.

Pe. Hélio Cordeiro dos Santos
Formador do seminário maior N. S. de Fátima