“Deus, porém, o exaltou com a sua direita, fazendo-o chefe Salvador, afim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados!” (Atos 5,31)

Após a ressurreição de Jesus, enviados em missão, os apóstolos viveram a grande “aventura” de anunciar Jesus como Senhor e Salvador. Inicialmente, a missão contou com inúmeras resistências; a cultura, mentalidade, a dificuldade de crer e acolher Jesus como Filho de Deus, além da perseguição por causa da fidelidade a Jesus Cristo, Senhor e Salvador.

O encontro com Jesus gera nova dinâmica na vida. O pensar e o agir são marcados pelo novo dinamismo que Deus com sua presença vai instaurando. A fidelidade a Jesus, como caminho, verdade e vida vai fazendo parte da missão apostólica. “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens.” (At 5,29).

Ao longo da caminhada cristã vamos fazendo algumas descobertas, eis que uma delas é: “viver pela verdade e morrer pela obediência!”

Obedecer é mais que um consentimento à superioridade do outro, no caso Deus. É, antes de tudo crer que sua palavra é fonte de vida eterna, e somente assim entendemos a coragem dos apóstolos, em defender aquilo que acreditam. Que deixaram tudo para seguir Jesus; daqueles que entregam sua vida na família, na promoção da evangelização, no trabalho feito com amor, na construção de uma sociedade renovada. Justamente, porque acreditam, perseveram, lutam e resistem às adversidades do caminho.

O nome designa a missão, trás em si a identidade. Jesus, significa “aquele que salva”. O povo de Israel, e nós hoje, novo-Israel, à igreja somos chamados a acolher Jesus, salvador em nossas vidas. “Jesus é aquele que trás a remissão dos pecados”. (At 5,31)

A vida nova. Todos somos pecadores.

Todos precisamos de perdão. Jesus restabeleceu a nossa amizade com Deus; trouxe-nos a paz. Abramos nossos corações ao arrependimento. Acolhamos, por tanto a vida nova que Jesus ressuscitado nos dá. Páscoa é vida de Deus em nós!

Prossigamos…

Pe. Pedro Nogueira