Na manhã desta quarta-feira, 27, o papa Francisco nomeou para a vacante diocese de Formosa (GO), dom Adair José Guimarães, transferindo-o da sede episcopal de Rubiataba-Mozarlândia, no Estado de Goiás. Atualmente, a diocese de Formosa tem como Administrador Apostólico o arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, que assumiu as atividades em 21 de março de 2018, quando o então bispo dom José Ronaldo Ribeiro renunciou ao cargo.

Ainda não há uma data para a posse de Dom Adair como Bispo de Formosa.

Nascido na cidade de Mara Rosa, no Estado de Goiás, em 1960, dom Adair ingressou, aos 20 anos, no Seminário de Brasília onde cursou o Ensino Médio e os primeiros anos do curso de Filosofia. Em 1982 concluiu o curso no Instituto de Filosofia João Paulo II, da arquidiocese do Rio de Janeiro. Ele também estudou Teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). Tem especialização em Direito Canônico Matrimonial, pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro.

Ordenado padre em 21 de dezembro de 1986, já exerceu os postos de Pároco na Catedral de Uruaçu (1987 a 1998), na Paróquia Santo Antônio, em Mara Rosa (1999 a 2005) e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Minaçu (GO). Adair foi, também, reitor do Seminário de Uruaçu; responsável pela Pastoral Vocacional e da Juventude na diocese; coordenador diocesano de pastoral; presidente da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-teológicos do Brasil (OSIB), entre outras funções.

No dia 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI para a diocese de Rubiataba-Mozarlândia. A posse, como terceiro bispo da diocese aconteceu no dia 25 de maio de 2008. Como prelado assumiu as funções de Juiz Presidente do Tribunal Eclesiástico da arquidiocese de Goiânia; membro da Equipe do Seminário Interdiocesano de Goiânia e bispo referência para a liturgia no Centro-Oeste.

SAUDAÇÃO DE DOM PAULO MENDES PEIXOTO A DOM ADAIR

Formosa-GO, 27 de fevereiro de 2019

Como Administrador Apostólico “sede plena” e depois “sede vacante” da Diocese de Formosa, GO desde o mês de março de 2018, essa configuração agora toma novo sentido, porque neste dia 27 de fevereiro, o Papa Francisco nomeou o seu novo pastor diocesano. Agora é preparar e aguardar o dia da posse daquele que irá conduzir os destinos pastorais dessa importante Diocese do Estado de Goiás.

Em nome da Diocese de Formosa, presbíteros, religiosos e religiosas, leigos e leigas e todo o povo de Deus, acolhemos com muita alegria e expectativa aquele “que vem em nome do Senhor”. Dom Adair José Guimarães, Formosa abre seu coração para viver nova experiência de Igreja e quer empregar todos os esforços para receber a fecundidade da ação do Espírito através de seu pastoreio.

Na trajetória do tempo, falando da vida da Igreja, especialmente de uma Igreja Particular, há sempre marcas históricas importantes e indeléveis. Mas porque ela é uma entidade santa e pecadora, realizando ações positivas, como também negativas, em ambos os casos, acontece um verdadeiro aprendizado. As pessoas e as realidades deixam legados que enriquecem a vida de todos.

A Diocese de Formosa com suas 33 paróquias, com um Presbitério de mais de 40 padres, algumas Comunidades Religiosas e um povo muito acolhedor e com marcas de fé muito profundas, se enriquece ainda mais com a presença de Dom Adair. Venha com a profunda certeza de que vai ser muito bem acolhido e auxiliado nas diversas propostas pastorais hodiernas.

A presença do Bispo Diocesano é a presença de um dos Apóstolos do Senhor. Dom Adair é o novo apóstolo, escolhido com critério, com todo esforço e a iluminação do Espírito Santo para construir, nessa porção da Igreja, o Reino de Deus. Todas as comunidades devem ser solidárias com ele e ter sempre a consciência de que seu trabalho tem dimensão de eternidade.

Boas vindas Dom Adair. Todos nós o acolhemos com carinho e ansiosos por ver uma Igreja assentada na orientação dos apóstolos, uma Igreja viva e fortalecida na esperança. Tenha a proteção da nossa padroeira, a Imaculada Conceição, daquela que esteve em todos os momentos, acompanhando o itinerário de Jesus Cristo, seu Filho. Que ela proteja seu pastoreio e toda a Diocese.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG) e Administrador Apostólico de Formosa (GO)