“Eclesiologia da Igreja particular e o bispo como legítimo pastor ordinário”. Com este tema deu-se a II Jornada Teológica na diocese de Formosa.

Celebrando os 40 anos da diocese de Formosa e o centenário de Dom Victor Tielbeek, primeiro bispo diocesano, nos dias 09 e 10 de novembro de 2019, na Paróquia Divino Espírito Santo em Planaltina de Goiás, aconteceu a segunda edição da Jornada Teológica, promovido pelo curso de teologia da diocese.

Após o credenciamento dos participantes, às 15hs, iniciou a exposição e apresentação de oficinas pelos estudantes do curso de teologia. Alunos da turma de Posse – GO fizeram um breve relato e exposição da História da Diocese de Formosa. Em um vasto e rico conteúdo de pesquisa feito por eles, apresentaram a diocese desde o princípio de sua criação até os dias atuais. Já os da turma de Formosa fizeram exposição e apresentação da Composição da Diocese com suas paróquias e quase-paróquias. Que, também, por meio de pesquisas ao conteúdo fizeram uma bela apresentação.

Às 19h Dom Adair José Guimarães, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa na Matriz do Divino Espírito Santo concelebrada pelos padres Darci, pároco, João Manoel e Jarbas. Após, aconteceu a solenidade de abertura oficial da II Jornada Teológica com a composição da mesa. Em seguida, foi o momento das conferências com os Padres assessores Romilson e João Manoel apresentando, respectivamente, os temas: Eclesiologia pré-concilio Vaticano II – mystici corporis e a Igreja como corpo místico de Cristo; e Eclesiologia do concilio Vaticano II –lumen gentium e a relação entre Igreja particular e Igreja universal. Encerrando o proveitoso dia de aprendizado, confraternizaram em um delicioso coquetel.

A manhã do dia 10, domingo, ficou reservada para o bispo diocesano, Dom Adair. Presidiu a Santa Missa e ministrou a palestra Eclesiologia da Igreja particular e o bispo como o legítimo pastor ordinário. No período da tarde os participantes direcionaram para as oficinas reservadas e distribuídas em duas turmas. O encerramento aconteceu por volta das 18h.

Nesta segunda edição da Jornada Teológica, foi visível o grande melhoramento em comparação a primeira. Local bem estruturado, aconchegante, organizado, temas diversificados e bem aplicado pelos palestrantes, empenho dos alunos em se organizarem e transmitir da forma mais clara possível, o conteúdo, aos participantes do encontro, presença do senhor bispo durante todo o encontro.

O encontro foi direcionado aos alunos e ex-alunos do curso de teologia da diocese de Formosa e membros de pastorais e movimentos da Igreja. Cerca de 130 pessoas participaram.


Galeria de fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.