Dom Adair José Guimarães

Bispo de Formosa – Goiás

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14)

Formosa, 24 de dezembro de 2021

Amada Família Diocesana,
Feliz Natal! Deus abençoe a todos!

Com gratidão e alegria dirijo-me a cada membro da nossa amada Diocese de Formosa, muito bem cuidada pelos nossos abnegados sacerdotes, diáconos, religiosos, evangelizadores, catequistas, ministros e ministras, coordenadores de diversos serviços, pastorais e movimentos, seminaristas e colaboradores. Deus recompense a todos que servem na missão evangelizadora da nossa amada Igreja Diocesana em comunhão e unidade com seu Bispo.

O Natal de Jesus é um momento de alegria e solenidade, pois nos recorda a grandeza de Deus e ao mesmo tempo a humildade divina de Jesus por tornar-se um conosco através da encarnação no seio virginal de Maria Santíssima.

É encantador poder contemplar e viver a solene liturgia do Natal, seus símbolos, luzes, canções, visitas, reuniões de família, louvores, folias e a expressiva e indispensável solidariedade para com os pequenos e necessitados.

A marca da sobrenaturalidade e transcendência está presente neste tempo de glória e exaltação. Celebrar o nascimento de Jesus é algo incomensurável, indescritível, inefável e transcendente. Enfim, é mergulhar no Mistério que nos move e comove.

O Natal de Jesus é kenosis, rebaixamento, convite à humildade e à oração que humaniza o homem e o direciona no caminho para a eternidade. A Liturgia do Natal celebrada com piedade e decoro brilha no coração do mundo como “troca dos bens celestes com os bens terrestres”. É uma antecipação, no chão da nossa história, do que será um dia nossa comunhão eterna com a Santíssima Trindade na sua fonte inesgotável de eternidade (I Cor 15,28).

Santo Agostinho nos ajuda a viver essa graça quando nos atesta: “Deus enviou-nos o seu Filho, para que, participando da nossa mortalidade por amor, nos fizesse participantes da sua divindade por adoção” (Sermão 121, 1).

Desejo a todos da nossa amada família diocesana os melhores votos de santo e abençoado Natal de Jesus, acompanhado dos meus agradecimentos pela colaboração e dedicação de todos, bem como pelas orações, estima e amizade. Que o Mistério a ser celebrado nesta noite nos ajude a iniciar bem o novo ano que se avizinha. Rezemos uns pelos outros. Com Maria digamos juntos: “Fiat Voluntas Tua” – Faça-se a tua vontade.

Do devotado servo de todos vocês,

Dom Adair José Guimarães
Bispo de Formosa

Clique aqui e baixe o arquivo em PDF