A Cúria Diocesana de Formosa, por intermédio de Dom Adair José Guimarães, bispo diocesano, vem a público fazer as seguintes explicações acerca do ocorrido com o Padre Iron Rodrigues de Oliveira, pároco da Paróquia Santo Antônio na cidade de Planaltina-GO:

1. Na noite do dia 14 de outubro de 2019, segunda-feira, às 21h, o Pe. Iron Rodrigues de Oliveira, que se encontrava na casa paroquial, foi surpreendido por, inicialmente, 2 elementos armados anunciando assalto. Depois, mais 3. Os mesmos o amarraram (pés e mãos) e o arrastaram até o banheiro. A todo tempo faziam perguntas querendo dinheiro e o ameaçava com violência. Após, subtraíram vários pertences da casa, o dinheiro do dízimo e fugiram no veículo da paróquia, um CrossFox de cor branco com placas PQN-4364 de Formosa-GO. Nisto, os elementos permaneceram no interior da residência, mantendo o Padre em suas humilhações e graves ameaças até às 1h20. Depois que o Padre Iron percebeu a saída, com muita dificuldade conseguiu se livrar das amarras, abrir a porta do banheiro e pedir socorro a um morador da mesma rua. Que de imediato acionou a Polícia Militar e concedeu apoio e abrigo ao Padre. Sendo que após a confecção da ocorrência por parte da Polícia Militar, o Padre se deslocou ao CIOPS da cidade para registrar a ocorrência, também, junto a Polícia Civil. (Breve resumo de horas aprisionado na tutela dos infratores)

A Diocese de Formosa informa que:

1. Apesar da ação dos meliantes ter sida altamente violenta, a integridade física do Padre Iron foi mantida, graças ao nosso bom Deus. Porém se encontra muito abalado emocionalmente.
  2. Foram tomadas todas as providencias cabíveis junto aos órgãos de segurança da cidade. Sendo que as investigações estão sendo feitas pelo delegado local e o serviço de inteligência da Policia Militar do estado de Goiás.
  3. Até o presente momento nenhum dos pertences roubados pelos assaltantes foram recuperados e nem localizados.
  4. Até o presente momento nenhum dos elementos foram presos ou apreendidos.
  5. Os gastos de todas as paróquias são mantidas com recursos próprios. As que tem condições financeiras suficientes há sistema de segurança. No caso específico da Paróquia Santo Antônio em Planaltina-GO, por ser uma recém paróquia – criada em 2016, ainda não há estas condições financeiras de manter um segurança particular ou sistema eletrônico de segurança.

Por ocasião das avançadas investigações em andamento, para que se evite atrapalhar, e o estado emocional do Padre Iron Rodrigues, não será concedido entrevistas a nenhum meio de comunicação. Também não está autorizado ao clero diocesano de Formosa.

Na oportunidade, conclamo ao povo de Deus intensas orações para que o Pe. Iron tenha uma boa recuperação, à sua comunidade paroquial que se encontra desolada com tamanha violência, ao clero de Formosa para que continuem perseverando na árdua missão da evangelização, e ao povo crente de Deus que mesmo tendo vivido tempos difíceis de violência abre o coração e abraça a fé.

Dado e passado na Cúria Diocesana de Formosa, aos 17 dias de outubro do ano do Senhor de 2019.

Dom Adair José Guimarães
Bispo diocesano de Formosa (GO)